Cidade da Praia, 18 Jun (Inforpress) - O Centro de Dia da Terceira Idade, na Fazenda, tutelado pela Cruz Vermelha, vai erguer um lar de idosos em Achada Limpo, cujo espaço deverá estar pronto ainda este ano, segundo a responsável do centro, Nilda Borges.
Antes denominado Centro de Dia da Terceira Idade, passando agora a ser Centro Multiuso da Terceira Idade e Cuidados Integrados, a coordenadora Nilda Borges explicou em entrevista à Inforpress que a mudança de nome é para permitir integrar e engajar outros grupos que carecem também de suporte social, promovendo, desta feita, a participação dos idosos em grupos o que, conforme salientou, é “muito importante” por promover mudanças benéficas no estilo de vida dos idosos.
“Isso nos permite estender as nossas acções não só à terceira idade, mas a outras pessoas vulneráveis da sociedade que também precisam de apoio. Assim, acabamos por dar respostas aos diferentes grupos, a uns e outros”, manifestou a mesma fonte.
Asseverou que o centro vai bem e cumprido com a sua missão, precisando, entretanto, de mais apoios para poder dar vazão, cada vez mais e melhor às demandas e necessidades das pessoas que procuram ou assistidas por esta ONG e sem fins lucrativos.
A funcionar com sete colaboradores directos, mais oito cuidadores, além de voluntários, auxiliando diariamente cerca de 25 idosos, só no centro, aquela responsável para quem o Centro de Dia da Terceira Idade apresenta-se como uma opção para interação e relacionamentos dos idosos, promovendo a saúde e bem-estar dos mesmos, disse que a instituição da Fazenda, neste caso concreto, presta também cuidados ao domicílio em diferentes níveis de atenção.
Estribada na agenda e planos de actividades do centro, Borges destacou os benefícios da participação do idoso em grupos, nomeadamente a fisioterapia ocupacional, recreações diversas para motivá-los, além da refeição que lhes é oferecida diariamente.
“Depois do almoço continuamos com as nossas actividades recreativas, e ao regressarem para casa levam junto uma sopa”, apontou, anunciando a construção de um lar de idoso com várias valências a ser edificado em Achada Limpo, cujo projecto, conforme informou, já foi concebido, aguardando o financiamento para o efeito.
“O lar pode ser uma solução valiosa, porque seguro e estimulante, um espaço projectado para oferecer cuidado, suporte e actividades enriquecedoras aos nossos idosos, que busca promover a qualidade de vida, autonomia e socialização dos idosos e de outros grupos que precisam de cuidados e atenção”, manifestou, referindo que lidar com a terceira idade é “gratificante”, e exige de quem cuida, do cuidador, amor, afecto e paciência.
“Saber compreender para poder lidar com cada situação e problemas das pessoas nessa idade. Conhecer as suas histórias e ajudar-lhes a levar a vida com ânimo”, concluiu.
SC/ZS
Inforpress/Fim
Partilhar