Mindelo, 27 Set (Inforpress) – O Centro de Alto Rendimento Desportivo de São Vicente, inaugurado hoje pelo ministro do Desporto, vai arrancar com as modalidades de judo, boxe e taekwondo, mas “a breve trecho” será alargado ao ténis e ao atletismo.
A informação foi avançada pelo ministro-adjunto do primeiro-ministro para a Juventude e Desporto, Carlos Monteiro, que explicou que depois da cidade da Praia e de São Vicente, hoje, caberá à ilha do Sal, no mês de Outubro, acolher o terceiro Centro de Alto Rendimento Desportivo.
Para a ilha de Santo Antão, explicou a mesma fonte, prevê-se um projecto de parceria com a Escola Domus Nostra e fazer um centro na Lagoa para potenciar o treino de atletismo que a escola ali faz com atletas “de muita qualidade”.
Em relação a São Vicente, as três modalidades judo, boxe e taekwondo estarão concentradas no Centro de Estágio da Federação Cabo-verdiana de Futebol (FCF), o ténis vai avançar numa parceria com o Clube de Ténis do Mindelo e o atletismo deverá funcionar com uma pista provisória que será montada no Estádio Adérito Sena.
“Mas é certo que em 2025 o projecto é ter uma pista de atletismo certificada no mesmo estádio”, segundo promessa do ministro, na presença do presidente da Câmara Municipal de São Vicente, Augusto Neves.
O Centro de Alto Rendimento Desportivo de São Vicente vai funcionar com jovens talentos previamente identificados pelos treinadores e federações, terá monitores, médicos e fisioterapeutas, tudo, segundo Carlos Monteiro, para trazer melhores condições àqueles jovens com talento para ser potencializado, pois “vai fazer toda a diferença”.
“Acreditamos que este é o caminho em que atletas e monitores têm condições melhores, com médicos para os acompanhar e fisioterapeutas para ajudar na questão da prevenção de lesões, que sempre foi um handicap em Cabo Verde”, indicou o titular da pasta do Desporto.
“É algo muito importante o que estamos a fazer aqui hoje e acreditamos que nos próximos tempos estaremos a constatar a diferença e atletas e treinadores irão depois com certeza testemunhar as mais-valias de um centro e as condições que proporciona”, finalizou.
O presidente da Câmara Municipal de São Vicente destacou, na ocasião, a importância do centro, numa “ilha de campeões”, que vai qualificar e potencializar ainda mais os jovens desportistas.
“Com este centro certamente que será reforçado o poder de vitória de São Vicente no desporto nacional e internacional”, reforçou o autarca.
O Centro de Alto Rendimento Desportivo – Polo de São Vicente vai funcionar no Centro de Estágio da Federação Cabo-verdiana de Futebol e enquadra-se num projecto maior do Governo, através do Instituto do Desporto e da Juventude (IDJ), o Centro de Alto Rendimento Desportivo Cabo Verde (CARD-CV), que visa a captação de talentos.
Esta tarde, na sequência, o ministro do Desporto procedeu ainda, na localidade da Bela Vista, à inauguração do novo relvado sintético do campo municipal da zona, tendo o presidente da câmara, Augusto Neves, anunciado que o próximo campo a receber relvado novo é o da localidade de Chã de Alecrim.
AA/HF
Inforpress/Fim
Partilhar