
Cidade da Praia, 30 Jan (Inforpress) – O Centro de Dia Abraço, do bairro de Alto da Glória, na cidade da Praia, assinalou hoje o “Dia escolar da não violência e da paz” com uma sessão destinada a 25 crianças e adolescentes.
Em declarações à Inforpress, o padre José Álvaro Borja explicou que a dinâmica pretende levar os participantes a descobrirem, através das suas próprias experiências, “o que é que as destrói, o que é que faz mal à família” e o que contribui para uma vida comunitária saudável.
“Mais do que falar, eu vou ouvir. E o modelo que eu vou apresentar é Jesus Cristo que veio trazer a paz e espalhar a fraternidade”, disse, acrescentando que a paz é essencial para o desenvolvimento das comunidades.
O padre José Álvaro Borja enalteceu a importância de transmitir esta mensagem desde cedo, alertando que as crianças muitas vezes reproduzem aquilo que observam no meio em que vivem.
Para o padre José Álvaro Borja, reitor do Seminário de São José, da Diocese de Santiago de Cabo Verde, quanto mais problemas tiveram as comunidades, crianças e jovens presenciando experiências de pessoas que não se entendem, brigas e violência, com esta iniciativa são estimulados a assumirem uma posição diferente.
“É de pequeno que se constrói a paz e que se evitam problemas, que têm os instrumentos necessários para não pagarem o mal com o mal e serem pessoas de bem que promovem a paz”, ressaltou.
Segundo este responsável, é necessário “plantar boas sementes desde agora”, ajudando aqueles que já manifestam sinais de violência a perceberem que “a paz e a reacção ao mal que faz o bem” são caminhos mais humanos e duradouros.
A iniciativa enquadra-se no Dia Escolar da Não Violência e da Paz, celebrado a 30 de Janeiro, que lembra a importância do compromisso contínuo por um mundo mais justo e pacífico, inspirando-se no lema “Cristo é a nossa paz”.
O bairro celebra, este ano, 10 anos da criação da Associação Abraço para o seu desenvolvimento e tem-se destacado como uma zona de grande vitalidade, talento e solidariedade, com crescente mobilização para criar novas oportunidades para crianças, jovens e famílias.
LT/HF
Inforpress/Fim
Partilhar