Mindelo, 15 Fev (Inforpress) – A LIGOG-SV emitiu uma nota de esclarecimento, na decorrência da divulgação, quarta-feira, 14, dos prémios do Carnaval 2024, alegando não haver critérios de desempate para a maioria das categorias individuais, nomeadamente Música e Rainha de Bateria.
Foram justamente estas duas categorias aquelas que foram mais contestadas na atribuição dos prémios, sobretudo o caso insólito da divisão em iguais partes dos prémios das quatro rainhas de bateria e das duas músicas premiadas como as vencedoras.
“Na última actualização do regulamento para 2024, feita pelo conselho deliberativo, continua havendo critérios de desempate apenas para a classificação geral dos grupos, e não assim para a maioria das categorias individuais, nomeadamente Música e Rainha de Bataria”, pontificou a LIGOC-SV na sua nota de esclarecimento.
De acordo com a mesma fonte, o jurado tem o dever de cumprir na integra o regulamento, podendo aplicar apenas os critérios nele existentes, lembrando que, a título de exemplo, na primeira fase de apuração houve outro caso de empate na categoria Carnavalesco, mas que por se tratar de uma nova categoria introduzida este ano, a mesma já apresenta um critério de desempate, que foi utilizado.
“Tendo em conta a importância e significado destas duas categorias, a Comissão de Apuramento, que integra a câmara municipal e a LIGOC- SV, entende as reações do público, contudo, não havendo critérios de desempate previamente aprovados restou a divisão em iguais partes dos prémios”, sintetizou a liga.
“A profissionalização do Carnaval de São Vicente é um processo em curso, no qual se está trabalhando e melhorando a cada ano, estamos criando condições, mas ainda há muito por fazer pelo Carnaval de São Vicente, o maior espetáculo de Cabo Verde”, finalizou a LIGOC-SV, na sua nota de esclarecimento.
A Liga Independente dos Grupos Oficiais do Carnaval de São Vicente tem na sua constituição quatro órgãos sociais, a assembleia-geral, o conselho deliberativo, a direção executiva e o conselho fiscal.
O conselho deliberativo é o órgão encarregado da elaboração do Regulamento do Carnaval de cada ano e é constituído pelos presidentes dos cinco grupos oficiais do Carnaval – Estrela do Mar, Monte Sossego, Flores do Mindelo, Cruzeiros do Norte Escola de Samba Tropical.
O grupo carnavalesco Monte Sossego, que apresentou o enredo “Genética.CV- Ma casta de raça ê esse”, sagrou-se tricampeão do Carnaval de São Vicente, com 268,8 pontos, mais oito décimas que o segundo classificado, Cruzeiros do Norte.
Lista dos vencedores do Carnaval 2024 em São Vicente:
Melhor Bateria: Cruzeiros do Norte;
Melhor Música: Edson Oliveira (Cruzeiros do Nortes) e Constantino Cardoso (Monte Sossego);
Melhor Carro Alegórico: Grupo Monte Sossego;
Melhor Carnavalesco – João Brito e Valdir Brito (Monte Sossego);
Mestre Sala – Steven Évora – Estrelas do Mar; Porta-bandeira – Kátia Ferreira – Monte Sossego;
Rainha Bateria: Cruzeiros do Norte, Estrelas do Mar, Flores do Mindelo e Monte Sossego;
Segunda-dama: Janelle do Rosário – Cruzeiros do Norte;
Primeira-dama: Neusa Matos – Monte Sossego;
Rainha do Carnaval – Derli Ramos – Monte Sossego;
Rei do Carnaval – Daniel Vitória – Cruzeiros do Norte;
Cavalheiro do Carnaval – Alan Silva - Monte Sossego
Vencedor do Carnaval – Monte Sossego, com 268,8 pontos
Segundo Classificado – Cruzeiros do Norte, com 268 pontos
Terceiro Classificado – Estrela do Mar, com 263,2 pontos
Quarto Classificado – Flores do Mindelo, 258,8 pontos.
AA/ZS
Inforpress/Fim
Partilhar