Ribeira Brava, 07 Fev (Inforpress) – Os preparativos nos estaleiros de confecção dos carros alegóricos, do Carnaval da Ribeira Brava, São Nicolau, já estão na reta final, a três dias do primeiro dia do desfile oficial e os carnavalescos prometem apresentar bom trabalho nas ruas.
A Inforpress visitou os estaleiros dos dois grupos que participam este ano do desfile oficial do Carnaval da Ribeira Brava, nomeadamente o Copacabana e Estrela Azul, onde constatou o andamento dos trabalhos.
No estaleiro do grupo Copacabana, segundo o responsável Daniel Spencer, os trabalhos têm decorrido na “normalidade”, estando neste momento na fase dos “acabamentos finais” para depois iniciar a pintura.
Segundo o mesmo, ano após ano tem se registado uma diminuição da mão-de-obra nos estaleiros devido à saída dos jovens da ilha, o que de certo modo condiciona o andamento dos trabalhos.
“Há alguns anos adoptamos a técnica do uso de esferovite, mas este ano tivemos algumas dificuldades no fornecimento deste material, por isso tivemos que recorrer ao método tradicional para não atrasarmos muito com os trabalhos e neste momento estamos a ultimar alguns aspectos para iniciar a pintura”, sublinhou.
Já no estaleiro do grupo Estrela Azul, que este ano completa 60 anos, o carnavalesco Benvindo Lopes afirmou que os trabalhos estão a “bom ritmo” e dentro do cronograma estabelecido pelo grupo.
O mesmo avançou que a previsão é de iniciar já hoje com a pintura, pelo que garante que da parte do estaleiro dos carros alegóricos tudo estará pronto para o primeiro dia de desfile.
“Estamos muito felizes com o trabalho desenvolvido e também pelo facto de tudo estar a decorrer dentro do planeado”, realçou.
Contudo, a redução de artistas para trabalhar no carnaval e a dificuldade muitas vezes em encontrar certos produtos preocupam Benvindo Lopes.
É de realçar que este ano apenas os grupos Copacabana e Estrela Azul, que comemora 60 anos de existência, vão participar nos desfiles que este ano acontecem nos dias 10, 11 e 13 de Fevereiro.
WM/ZS
Inforpress/Fim
Partilhar