Carnaval/São Vicente: Câmara inicia trabalhos de colocação das bancadas para desfiles

Inicio | Cultura
Carnaval/São Vicente: Câmara inicia trabalhos de colocação das bancadas para desfiles
02/02/26 - 12:16 pm

Mindelo, 02 Fev (Inforpress) - A câmara de São Vicente iniciou hoje a colocação das bancadas ao longo do circuito dos desfiles do Carnaval, este ano disputado por Cruzeiros do Norte e Flores do Mindelo, no concurso de 17 de Fevereiro.

As bancadas, como habitualmente, serão posicionadas na Avenida Baltazar Lopes (ex Rua Machado), Rua de Lisboa, Praça Nova e Avenida 05 de Julho.

A câmara assumiu a realização do concurso oficial após os grupos Monte Sossego, Vindos do Oriente e Estrela do Mar terem anunciado que não vão participar no desfile por “falta de condições mínimas”. 

A mesma posição foi assumida pela Escola de Samba Tropical, que desfila tradicionalmente nas noites de segunda-feira que antecede o dia de Carnaval.

Entre as condições exigidas pelos grupos constaram, naquele ocasião, a criação e entrega de estaleiros funcionais para os grupos oficiais, o desbloqueio faseado da subvenção em três tranches, a disponibilização de um espaço físico para a sede da Liga dos Grupos do Carnaval de São Vicente e a elaboração de um estudo técnico sobre o impacto económico do Carnaval.

Entretanto, em contracorrente, os grupos Cruzeiros do Norte e Flores do Mindelo manifestaram-se disponíveis para desfilar, tendo já apresentado publicamente os respectivos enredos.

O grupo Flores do Mindelo vai desfilar com um enredo que retrata a resiliência e a identidade cultural do povo de São Vicente, bem como as transformações do passado e do presente.

Trata-se do enredo “Mindelo é uma flor que não se murcha por ser resistente: Nô valorizá e preservá nôs cultura local, nôs memória, nôs património”.

O grupo Cruzeiros do Norte, por seu lado, vai desfilar com o tema “História dourada com pedras negras”, para retratar São Vicente desde a época do comércio do carvão até aos dias de hoje.

O Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas informou que já disponibilizou aos grupos oficiais do Carnaval de São Vicente a totalidade do financiamento.

A primeira tranche, cerca de 50 por cento (%), correspondente a 750 contos, foi entregue no final de Outubro e início de Novembro, e a segunda na terceira semana de Janeiro do corrente ano.

A mesma fonte acrescentou que o financiamento foi disponibilizado de forma antecipada, atendendo a uma reivindicação antiga dos grupos oficiais.

CD/AA

Inforpress/Fim

Partilhar