São Filipe, 16 Fev (Inforpress) - O grupo carnavalesco Fantasia, do bairro de Fonte Aleixo/Cobom, vai levar ao desfile do Carnaval neste seu regresso o tema “Cobom, nôs orgulho”, numa homenagem à história e à evolução social e económica da comunidade.
Na memória descritiva, o grupo, que regressa ao Carnaval de São Filipe depois de uma ausência de uma década, explica que, apesar do curto espaço de tempo e das dificuldades financeiras que marcam a preparação deste ano, mantém firme o propósito de valorizar a identidade local.
O enredo centra-se na transformação de Fonte Aleixo/Cobom ao longo das décadas, destacando pescadores, agricultores, comerciantes, homens da arte e protagonistas das festas de bandeira, que contribuíram para o crescimento da zona.
O desfile contará com três andores principais, o primeiro trará a águia-real, símbolo do grupo, protegendo o rei e a rainha, que representarão a mística e as cores dominantes do grupo.
O segundo andor retratará a evolução da habitação em Cobom, num percurso ascendente que simboliza progresso e superação.
Esta superação retrato o tradicional “Fonte Aleixo”, habitação antiga que deu nome à zona, a casa de tecto em bidão, típica de famílias humildes como pescadores e trabalhadores de alta intensidade de mão de obra, a casa de telha, fruto de investimento e sacrifício, a casa de betão, símbolo de melhoria das condições de vida e o prédio de um ou mais andares, reflexo da emigração e da aplicação de rendimentos no desenvolvimento local.
O terceiro andor, em forma de coração, será dedicado a todos os que contribuíram para o crescimento de Cobom nas áreas do desporto, cultura, educação, economia e resistência comunitária.
Este carro incluirá ainda uma cena tradicional da festa da bandeira, uma das marcas culturais da zona.
O coração exibirá, em movimentos laterais, o tema do carnaval 2026: “Cobom, nôs orgulho”.
Com mais de 150 figurantes, entre os 10 e os 70 anos, todos residentes em Fonte Aleixo/Cobom, o grupo reforça o carácter comunitário do desfile e o destaque principal simbolizará respeito e gratidão pelos homenageados.
Os trajes serão compostos pelas cores azul (mar e pescadores), vermelho (festas da bandeira), amarelo (sol e força do trabalho) e cinza (união e orgulho da comunidade).
A música apresentada refletirá carinho e reconhecimento por todos os que ajudaram a elevar Fonte Aleixo/Cobom ao patamar de desenvolvimento actual.
Fantasia é o segundo grupo oficial a desfilar na tarde de terça-feira, 17, na Avenida Amílcar Cabral.
JR/AA
Inforpress/Fim
Partilhar