Carnaval/São Filipe: Sorteio da ordem da saída dos grupos oficiais realizado hoje

Inicio | Cultura
Carnaval/São Filipe: Sorteio da ordem da saída dos grupos oficiais realizado hoje
11/02/26 - 09:16 am

São Filipe, 11 Fev (Inforpress) – O sorteio da ordem de saída dos grupos oficiais que participam no desfile de Carnaval2026 em São Filipe é realizado hoje na presença dos responsáveis dos grupos, disse a vereadora da Cultura, Lia Barbosa.

Os grupos carnavalescos Fogo em Chama, Faxa da Terra, Mar Azul e Fantasia de Cobom estão inscritos para o desfile oficial e hoje vão conhecer a ordem da saída e o horário do desfile.

Em relação aos grupos de animação, a vereadora disse que seis grupos formalizaram a sua inscrição para o desfile do dia 17, em São Filipe, reforçando a dinâmica e a expectativa em torno do Carnaval deste ano.

O valor do prémio destinado aos grupos de animação foi definido na reunião camarária realizada na terça-feira, 10, devendo ser oficialmente anunciado na quinta-feira, 12, pela vereadora da Cultura, Lia Barbosa.

Uma das principais novidades desta edição é o aumento do valor dos prémios e, segundo informações da autarquia, os montantes foram reforçados, medida que será detalhada numa conferência de imprensa agendada para quinta-feira, 12.

Na ocasião, a vereadora da Cultura deverá apresentar os valores actualizados dos prémios, bem como outras informações relacionadas com o Carnaval em São Filipe, incluindo a aprovação de um novo regulamento.

Para o Carnaval2026, a Câmara Municipal de São Filipe duplicou o valor dos subsídios atribuídos aos grupos oficiais, que passaram de 200 para 400 contos, “numa clara aposta no fortalecimento e valorização” do trabalho desenvolvido pelas agremiações carnavalescas.

O júri do desfile já se encontra constituído e os grupos tinham até o dia 10 de Fevereiro para proceder à entrega da memória descritiva.

Contudo, antes do término do prazo, a vereadora havia recebido apenas duas memórias descritivas, aguardando-se a regularização da situação por parte dos restantes grupos.

JR/AA

Inforpress/Fim

Partilhar