Cantor brasileiro Demmy em espetáculo hoje na Praia em celebração do mês da Consciência Negra

Inicio | Cultura
Cantor brasileiro Demmy em espetáculo hoje na Praia em celebração do mês da Consciência Negra
21/11/25 - 01:31 pm

Cidade da Praia, 21 Nov (Inforpress) –  O espectáculo musical “Caminhos Abertos" do cantor e compositor brasileiro Demmy acontece hoje na residência do embaixador do Brasil, em Achada Santo António, na cidade da Praia, no âmbito da celebração de Novembro, mês da Consciência Negra.

Em declarações à Inforpress, Demmy explicou que este concerto "Caminhos Abertos”, promovido pelo Instituto Guimarães Rosa, do Brasil, foi criado por ele em parceria com artistas cabo-verdianos para celebrar a ancestralidade por meio de uma experiência musical, de partilha entre Brasil e Cabo Verde.

O cantor disse que em Cabo Verde sente-se em casa, pois, reforçou, existe uma ligação “forte e harmoniosa” entre a música afro-brasileira e a cabo-verdiana, o que fortalece os laços entre esses dois países e abre caminhos para “novos ciclos repletos de arte, ancestralidade e fortalecimento cultural”.

Demmy destacou a música de Cabo Verde como “muito representativa e próxima da musicalidade” afro-brasileira, desde o funaná e o batuque. 

“Estou vivenciando isso através do encontro com os músicos locais, sendo um momento de muito aprendizado e trocas culturais”, precisou.

Para ele, o ritmo, a dança, a espiritualidade e o reencontro com as raízes ancestrais que atravessaram o Atlântico, formaram a identidade do povo negro brasileiro e hoje faz o caminho de volta para comungar dessa riqueza com a comunidade de Cabo Verde.

O repertório será composto por cantigas de terreiro em português e yorubá, revelando os fundamentos do candomblé e homenageando diferentes orixás.

O compositor e cantor de Salvador da Bahia salientou que o público é conduzido a viajar por sonoridades que fazem parte da cultura religiosa afro-brasileira, com os ritmos tradicionais como Ijexá, Alujá, Ginká, Brawun, Avamunha, Agueré e Opanijé.

No palco, o músico brasileiro vai estar acompanhado dos talentos cabo-verdianos, Ndu, Gamal, Nené, Zumbi, Tiago Nobre e Dino.

DG/AA

Inforpress/Fim

Partilhar