Campus de Palmarejo da UNICV com projecto para edificação de pavilhão multiuso e piscina olímpica

Inicio | Sociedade
Campus de Palmarejo da UNICV com projecto para edificação de pavilhão multiuso e piscina olímpica
28/03/25 - 07:08 pm

Cidade da Praia, 28 Mar (Inforpress) – A Uni-CV apresentou hoje um plano para a ampliação das infra-estruturas desportivas no campus do Palmarejo que inclui um pavilhão multiusos, piscina olímpica, pista de atletismo, ginásio, salas de conferências, posto médico e áreas de lazer.  

O plano foi apresentado ao Governo pela reitoria da Universidade de Cabo Verde (Uni-CV), durante um encontro com o ministro-adjunto do primeiro-ministro para a Juventude e Desporto, Carlos Monteiro.

Trata-se de um projecto considerado “ambicioso” e que visa a “ampliação das infra-estruturas desportivas no campus do Palmarejo Grande”.

O pavilhão multiuso, segundo informações avançadas pelo director dos Serviços de Património da Uni-CV, Odair Monteiro, terá capacidade para 572 espectadores, piscina olímpica, pista de atletismo, ginásio, salas de conferências, posto médico e áreas de lazer, visando “atender às necessidades da Faculdade de Educação e Desporto e criar um espaço de excelência desportiva”.

O reitor da Uni-CV, José Arlindo Barreto, “destacou o potencial do futuro complexo desportivo, afirmando que o projecto pode impulsionar a cooperação internacional e aumentar a mobilidade académica e investigativa, especialmente através da ligação da universidade à Associação das Universidades de Língua Portuguesa e à Agência Universitária da Francofonia”.

A presidente da Faculdade de Educação e Desporto, Aleida Furtado, por seu lado, salientou a relevância das novas infra-estruturas para o reforço da oferta educativa e investigativa no desporto, mencionando exemplos internacionais, como nos Estados Unidos, onde as universidades desempenham papel central na formação de atletas de elite.

O ministro Carlos Monteiro enfatizou a importância das universidades como pólos essenciais no desenvolvimento do desporto nacional.

"Vemos as universidades como um polo de talento que pode contribuir, não só, para a prática desportiva entre estudantes, mas também para potenciar atletas que servirão clubes e selecções nacionais", afirmou Monteiro, citado pela fonte da UNI-CV, destacando as oportunidades futuras para competições universitárias.

SR/HF

Inforpress/Fim

Partilhar