Cidade da Praia, 18 Jul (Inforpress) - A 25.ª edição do Campeonato Nacional de Ginástica decorre no sábado, 19, no Pavilhão Vává Duarte, com 24 ginastas em competição e júris de três regiões, nas disciplinas de ginástica rítmica, aeróbica e acrobática.
A Federação Cabo-Verdiana de Ginástica (FCG) apresentou na quinta-feira, em conferência de imprensa, os detalhes da 25.ª edição do Campeonato Nacional de Ginástica.
Segundo a presidente da FCG, Elyane Boal, a competição contará com 24 ginastas e 20 elementos de júris, representando as modalidades de ginástica rítmica, aeróbica e acrobática, em representação das associações de Santiago Sul, Santiago Norte e São Vicente.
Os escalões em competição incluem júnior e sénior na rítmica, jout e júnior na aeróbica, e jout na acrobática.
Segundo o presidente, os atletas mais novos ainda não se encontram nos escalões de competição nacional e devem entrar apenas no próximo ano.
O presidente destacou que as associações visitantes trazem em média cinco competições por modalidade, enquanto a associação anfitriã pode apresentar um número maior.
“Os preparativos estão a decorrer sem imprevistos, com uma equipa organizadora a trabalhar intensamente todos os dias”, garantiu Elyane Boal, ex-atleta internacional.
Com uma trajectória marcada pela transição dos praticantes para a gestão, Elyane Boal disse que “ser atleta é mais fácil, mas as experiências também ajudam a resolver os imprevistos” desafiantes nesta organização.
A presidente revelou ainda que embora o campeonato envolva apenas três regiões neste ano a federação está a trabalhar para expandir a ginástica para outras ilhas do país, dentro das modalidades de ginástica geral, aeróbica e artística.
"Temos cinco regiões desportivas e queremos mais. Já há um plano de actividades com estratégias para desenvolver a ginástica nacionalmente", assegurou.
CG/SR//AA
Inforpress Fim
Partilhar