Cidade da Praia, 04 Abr (Inforpress) – A Câmara Municipal da Praia entregou hoje à comunidade de Simão Ribeiro, na Praia, uma instalação que contempla uma creche, jardim infantil e sala de estudo que irá beneficiar 70 crianças.
Ao presidir o evento, o vereador de Administração e Finanças, Recursos Humanos, Sistemas de Informações e Serviços Jurídicos, Fernando Pinto, realçou que esse é o resultado de uma metodologia de trabalho colaborativa/participativa da autarquia praiense.
“Ou seja, a Câmara Municipal da Praia ausculta a população, ouvindo as necessidades de famílias e intervém”, disse.
Conforme sublinhou, esta infra-estrutura em Simão Ribeiro é o 24.º jardim infantil que a câmara municipal abre no município da Praia, tendo assegurado que a educação, as pessoas e o empoderamento de famílias estão no centro desta gestão camarária.
Aquele autarca afirmou que o mais importante, para esta equipa camarária, são as pessoas, pelo que considerou que isso começa pelo factor educativo.
“No total vamos ter como beneficiários directos 70 crianças, mas também um espaço que vai empregar monitoras, educadoras e outros, mas também vai ter equipas de pais que vão colaborar directamente”, explicou, acrescentando que o objectivo principal é valorizar a educação e a formação das pessoas, começando desde o berço.
Trata-se, segundo a mesma fonte, de um espaço arrendado que vai beneficiar além de creches e jardim infantil, com uma contribuição simbólica de mil escudos, também de uma sala de estudo para uma média de 30 crianças de forma gratuita.
Por outro lado, Fernando Pinto informou que para esta zona existem outros projectos, como a construção de casas de banho, ligação de água, reabilitação de tectos, entre outros.
A vice-presidente da Associação das Mulheres de Simão Ribeiro, Iete Freire, por seu lado, ressaltou a importância desta infra-estrutura para a localidade, afirmando que há muito tempo que esperavam por ela.
“Todos sabemos a importância do jardim de infância no desenvolvimento das habilidades das crianças. E isso vai-nos ajudar muito tendo em conta que há muitos pais que saem de casa cedo em busca de sustento e, agora, podem vir deixar os filhos aqui por um preço mais baixo relativamente aos jardins privados”, afirmou.
Por isso, aproveitou para, em nome da comunidade, agradecer à autarquia pelo feito que vai fazer muita diferença na vida dos moradores.
ET/HF
Inforpress/Fim
Partilhar