Câmara Municipal da Praia cria Comissão Municipal de Toponímia para gerir nomes de ruas e espaços urbanos

Inicio | Ambiente
Câmara Municipal da Praia cria Comissão Municipal de Toponímia para gerir nomes de ruas e espaços urbanos
02/07/25 - 07:28 pm

Cidade da Praia, 02 Jul (Inforpress) – A Câmara Municipal da Praia (CMP), por meio da Direcção dos Serviços de Topografia, Cadastro e SIG, constituiu hoje a Comissão Municipal de Toponímia da Praia (CMTP), em cerimónia realizada nos Paços do Concelho.

O encontro inaugural foi presidido pelo novo director dos Serviços de Topografia, Cadastro e SIG da CMP, Jailson Varela, que informou que a presidência da CMTP ficará a cargo do Presidente da Câmara Municipal da Praia, Francisco Carvalho, conforme previsto no Regulamento da Comissão Municipal de Toponímia.

De acordo com um comunicado da autarquia, a comissão integra representantes de várias entidades municipais, estatais, académicas e cívicas, entre as quais a Direcção de Topografia, Cadastro e SIG e a Direcção de Urbanismo da CMP, a Assembleia Municipal da Praia (AMP), a Universidade de Cabo Verde (Uni-CV), a Universidade Jean Piaget (Uni-Piaget), o Instituto do Património Cultural (IPC), a Associação Cívica Pró-Praia e os Correios de Cabo Verde.

Destaca-se ainda a participação do sociólogo, historiador e professor António Correia e Silva, garantindo uma abordagem multidisciplinar fundamentada na história e cultura locais.

Segundo Jailson Varela, esta comissão representa “um importante avanço” no processo de modernização da cidade e do município, pois permitirá uma gestão ordenada e criteriosa dos lugares.

Aquele director reforçou que a CMTP actua como órgão consultivo da câmara municipal, com a missão de validar e propor denominações para os arruamentos da Cidade da Praia, assegurando que os nomes atribuídos estejam em conformidade com a identidade histórica, cultural e urbanística do Município.

Jailson Varela acrescentou que, através desta comissão, a CMP promove uma gestão participativa e transparente, valorizando o contributo de todos os parceiros na construção de uma cidade cada vez mais organizada e identitária.

De acordo com a mesma fonte, a autarquia tem vindo a implementar várias medidas para valorizar o visual paisagístico da cidade e apostar na sua organização em todos os níveis.

TC/ZS

Inforpress/Fim

Partilhar