Câmara da Praia reforça recolha de lixo e admite carências de viaturas e contentores

Inicio | Ambiente
Câmara da Praia reforça recolha de lixo e admite carências de viaturas e contentores
18/08/25 - 06:09 pm

Cidade da Praia, 18 Ago (Inforpress)- O vereador do Saneamento da Câmara Municipal da Praia, Carlos Dias, garantiu hoje que a situação da recolha de lixo na capital do país está “sob controlo”, apesar de admitir a falta de viaturas e contentores adequados 

Em declarações à Inforpress, o responsável reconheceu que o serviço não está como gostariam e que a autarquia enfrenta dificuldades devido à escassez de veículos apropriados, uma vez que "muitos dos carros disponíveis estão constantemente a ser enviados para a oficina".

Como medida de contingência, a câmara tem recorrido ao aluguer de viaturas, embora estas não sejam totalmente adequadas para o transporte de resíduos.

“Temos lixo ainda em muitos sítios, estamos a fazer recolha, embora com demoras que podem variar entre 24 e 48 horas”, afirmou Carlos Dias, acrescentando que o município aguarda a chegada de novos camiões para reforçar o serviço.

O vereador informou que a Praia dispõe actualmente de nove rotas de recolha normais, além de duas destinadas a estabelecimentos comerciais, três para condomínios e recolha porta-a-porta em zonas de difícil acesso.

“Ao todo, são 93 pontos de recolha, cada um com dois ou três contentores”, detalhou, sublinhando que muitos destes equipamentos “estão abatidos” e que a câmara já está a tratar da aquisição de novos.

Relativamente às queixas de munícipes sobre as falhas no serviço, Carlos Dias reconheceu as dificuldades, mas pediu compreensão e cooperação da população.

“O melhor seria ajudar a Câmara. Há resíduos, como garrafas e plásticos, que podem ser guardados em casa durante um ou dois dias, até que os contentores sejam esvaziados”, apelou.

O autarca manifestou também preocupação com incêndios criminosos nos contentores, sublinhando que cada unidade custa cerca de 40 mil escudos.

“Se tivermos informação sobre quem pratica estes actos de vandalismo, tomaremos medidas. Mas, como são feitos de madrugada, sem testemunhas, fica difícil identificar os autores”, lamentou apelando à responsabilidade cívica dos munícipes.

“A Câmara tem o papel de fazer a recolha do lixo, mas é preciso que a população colabore, cuidando melhor dos contentores e ajudando a manter a cidade limpa”, concluiu.

KF/AV//CP

Inforpress/Fim

Partilhar