Cafés e restaurantes com expectativas moderadas para o Atlantic Music Expo (AME) 2025

Inicio | Cultura
Cafés e restaurantes com expectativas moderadas para o Atlantic Music Expo (AME) 2025
05/04/25 - 01:43 pm

Cidade da Praia, 05 Abr (Inforpress) – O Atlantic Music Expo (AME) 2025 arranca esta segunda-feira e promete movimentar a capital cabo-verdiana, mas os cafés e restaurantes situados no Platô, onde decorre o evento mostram-se cautelosamente optimistas em relação ao impacto do evento.

Durante a segunda semana do mês de Abril a cidade da Praia acolhe dois grandes eventos o AME, de 7 a 10 de Abril e o Kriol Jazz Festival, de 10 a 12 de Abril, que este ano coincidiram com a chegada de um cruzeiro.

A cidade está animada, os turistas estão a chegar, e a restauração local espera bons resultados tanto para a cultura como para a economia local.

Sara Barbosa, proprietária do espaço Esplanada Morabeza, afirmou que, até ao momento, “não aconteceu nada de especial”, mas mantém altas expectativas para os próximos dias.

Apesar de os stands do AME estarem localizados na praça onde se situa o seu estabelecimento, Sara admite que a movimentação ainda não é significativa nesta fase inicial.

Contudo, destaca uma melhoria em relação aos anos anteriores, com o aumento de barracas na Praça Alexandre Albuquerque, o que pode trazer mais dinamismo à zona.

“Agora vamos ver este ano. Acredito que possa melhorar porque colocaram mais barracas na praça do que nos anos anteriores”, disse, sublinhando também a chegada recente de um cruzeiro como factor de estímulo, trazendo maior afluência de turistas à cidade.

No Café Sofia, o supervisor José Brazão mostra-se confiante.

“Estamos todos preparados, à espera dos eventos, que esperamos que atinjam as expectativas que temos”, afirmou.

 Segundo relatou, há um aumento de turistas, muitos dos quais chegaram através do cruzeiro, e já se verifica uma procura significativa por bilhetes para o Kriol Jazz Festival, evento que costuma fazer uma ponte com o AME.

“Todos os sinais apontam que vai ser bom, e esperamos que sim. Tudo depende da organização, que deve dinamizar o evento para que seja um ano tão bom como nos anteriores”, concluiu.

Considerado o maior mercado de música do Atlântico e único do género em África, que já vai na sua 11.ª edição, o AME terá abertura oficial no Auditório Nacional Jorge Barbosa, totalmente aberto ao público.

Entre os artistas nacionais confirmados estão Ary Kueka, Dieg, Fábio Ramos, Zuleika, Queency Barbosa, Yacine Rosa, Leroy Pinto, CJ Patronato, Tereza Fernandes e Eliana Rosa.

Já o cartaz internacional conta com nomes como Isabel Novela (Moçambique), Maria Siga (Senegal), Roberta Campos (Brasil), Rumba de Bodas (Itália), Sahad (Senegal), Tasuta N’Iman (Marrocos), Throes & The Shine (Angola/Portugal), Karyna Gomes (Guiné-Bissau), Raquel (Espanha) e Fattu Djakité (Guiné-Bissau).

O evento contará ainda com os DJ Streladuh, DJ Muleki e DJ Oleg.

Na 10.ª edição do Atlantic Music Expo, estiveram presentes 141 artistas e músicos, dos quais 65 internacionais, de 14 nacionalidades diferentes, e 76 nacionais, além de quatro delegações internacionais.

O certame contou ainda com a presença de 70 jornalistas nacionais e internacionais, 130 convidados de diversas instituições e empresas, e um staff de 85 pessoas a trabalhar directamente no evento. Relativamente aos one-on-one meetings, foram realizados 140 durante os dois dias.

TC/ZS

Inforpress/Fim

Partilhar