Cabo Verde recebe da Áustria equipamentos para medição rápida do nível de açúcar nos diabéticos

Inicio | Cooperação
Cabo Verde recebe da Áustria equipamentos para medição rápida do nível de açúcar nos diabéticos
23/09/24 - 05:42 pm

Cidade da Praia, 23 Set (Inforpress) – Cabo Verde recebeu hoje da Áustria um conjunto de equipamentos para medição rápida do nível de açúcar nos diabéticos nas estruturas da saúde do país.

O acto de entrega do donativo teve lugar na sala de reunião do Ministério da Saúde, foi presidido pela directora nacional da Saúde (DNS), Ângela Gomes, com a presença do embaixador da Áustria, Johannes Christoph Meran.

Em declaração à imprensa, Ângela Gomes destacou que a diabetes é um problema de saúde pública que afecta entre 3% a 7% da população e é uma das principais causas de complicações graves, incluindo problemas renais, com uma significativa taxa de mortalidade no país.

A DNS, que considerou a hipertensão, diabetes e a saúde mental como um desafio do sector da saúde, avançou que através do programa vai-se propor 2025 como o ano das doenças crônicas não transmissíveis.

O foco, segundo disse, vai ser a diabetes e a hipertensão que já conta com uma prevalência acima dos 30% em Cabo Verde, de acordo com o último inquérito das doenças crônicas não transmissíveis de 2020.

Neste âmbito, regozijou-se com os aparelhos ofertados, uma vez que são “fundamentais” para fortalecer o acompanhamento dos pacientes, especialmente nos cantos mais afastados dessas ilhas onde os desafios do seguimento são difíceis devido à disparidade territorial, apesar dos trabalhos que vêm sendo feito nas estruturas de saúde.

“Com esta oferta vamos fazer um termo de referência da distribuição dos materiais, cumprindo os critérios indicados, em parceria com a empresa distribuidora do analisador através da embaixada da Áustria”, disse, ressaltando que a intenção é fazer-se, depois, um registro e balanço daquilo que foi a aplicação dos testes em Cabo Verde.

Ao usar da palavra o embaixador, Johannes Christoph Meran, enfatizou que a entrega dessas “pequenas máquinas” para medição da diabetes nas regiões mais carentes de Cabo Verde representa um avanço positivo nas relações bilaterais entre os dois países.

“Estamos trazendo uma forma de ajudar a detectar e controlar a diabetes, que é uma doença grave. É um grande prazer estar aqui e contribuir para o futuro das relações entre nossos países”, declarou o embaixador Austríaco.

Com a aproximação do Dia Mundial da Diabetes, 14 de Novembro, a equipe planeia realizar testes nas comunidades e a expectativa, conforme Ângela Gomes, é que a implementação desses aparelhos venha a possibilitar resultados que melhorem a saúde e a qualidade de vida das populações afectadas.

O analisador Wellion BONA HbA1c é aprovado para medir HbA1c por profissionais de saúde e permite a determinação confiável e rápida dos valores de HbA1c em todas as instalações de saúde, consultórios médicos e farmácias.

JBR/PC//ZS

Inforpress/Fim

Partilhar