Cidade da Praia, 18 Set (Inforpress) - Cabo Verde e o Grão-Ducado do Luxemburgo pretendem estreitar os laços de cooperação parlamentar entre os dois países e iniciar o diálogo sobre questões regionais e globais.
Essas pretensões foram manifestadas hoje, na Cidade da Praia, pelo presidente da Câmara dos Deputados do Luxemburgo, que chefia uma delegação parlamentar, que está no país para uma visita oficial de três dias.
“É a primeira vez que venho a Cabo Verde e esta visita servirá para discutir tudo que há de comum entre os dois países, bem como incrementar a cooperação parlamentar”, disse o parlamentar luxemburguês em declarações aos jornalistas, ainda no Aeroporto Internacional Nelson Mandela, na Cidade da Praia.
Por sua vez, o presidente da Assembleia Nacional, Austelino Correia, disse que vai ser uma visita “muito importante” a nível da cooperação entre os dois países e principalmente na relação entre os dois parlamentos.
“Precisamos incrementar a democracia parlamentar (…) principalmente em áreas como a democracia, Estado de Direito e Liberdades”, apontou Austelino Correia, que espera que o parlamento cabo-verdiano tenha uma influência positiva para futuros projectos de cooperação entre Cabo Verde e Luxemburgo.
A delegação é encabeçada pelo presidente da Câmara dos Deputados do Grão-Ducado do Luxemburgo e faz-se acompanhar de dois vice-presidentes.
Do programa da visita constam encontros entre os presidentes e entre delegações dos dois órgãos, visita guiada ao Parque Solar da Assembleia Nacional, contactos com o chefe do Governo e o Presidente da República.
Visitas ao Centro de Energias Renováveis e Manutenção Industrial (CERMI), Escola de Hotelaria e Turismo e à Escola Técnica Grão-Duque Henri, em Santa Catarina, e aos sítios históricos de Tarrafal e da Ribeira Grande de Santiago, também fazem parte do programa.
O Luxemburgo é considerado um dos parceiros estratégicos de Cabo Verde, especialmente no âmbito da cooperação para o desenvolvimento.
Tem apoiado e financiado o país, através do seu Programa Indicativo de Cooperação (PIC), com vários projectos ligados aos sectores da educação, saúde, formação profissional, erradicação da pobreza, igualdade de género e energias.
No âmbito parlamentar, Cabo Verde e o Grão-Ducado do Luxemburgo têm cooperado, entre 2020-2021, em áreas das energias renováveis.
OM/ZS
Inforpress/Fim
Partilhar