Cidade da Praia, 26 Set (Inforpress) – A Cabo Verde Digital garante, pelo segundo ano consecutivo, a presença de uma startup cabo-verdiana na final da competição 929 Challenge, em Macau, prevista para Novembro.
Em comunicado a Cabo Verde Digital explica que este ano, em resultado do programa Re!nventa, realizado em Agosto último, foi seleccionada a startup Artista.CV, pelo potencial de integração entre os mercados dos PALOP e a China.
Trata-se, de acordo com a mesma fonte, de uma plataforma que busca facilitar a ligação entre artistas, managers e promotores de eventos, com a missão de simplificar os processos no sector cultural em Cabo Verde.
Com uma visão voltada para o futuro, o Artista.CV, busca, conforme a instituição, não apenas consolidar sua presença em Cabo Verde, mas também expandir para os Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP) e a China, criando uma plataforma capaz de promover a ligação de mercados culturais e criativos de diferentes regiões.
A 929 Challenge, sublinha, é uma competição anual com foco no desenvolvimento e promoção de ideias e negócios inovadores e sustentáveis que conectam startups e académicos da China aos países africanos de língua oficial portuguesa.
“À semelhança do ano passado, o memorando de entendimento assinado garante acesso directo à final da competição a uma startup do portfólio da CVD que se destaque", realça, lembrando que esta participação resulta de uma parceria entre a Pró-Empresa, através da Cabo Verde Digital, e a 929 (Nine Two Nine), formalizada em 2023.
"Participar no 929 Challenge constitui assim o primeiro passo para a expansão e internacionalização desta startup através do intercâmbio de talentos e oportunidades criativas, além da visibilidade e do acesso a recursos estratégicos, mentoria e oportunidades de investimento", perspectivou.
Para Cabo Verde, esta é mais uma oportunidade de mostrar a capacidade de inovação do país e colaboração a nível global, ao mesmo tempo que reafirma o compromisso do arquipélago em impulsionar o seu ecossistema digital e de empreendedorismo.
Esta é a 16ª edição do programa GoGlobal, que já beneficiou cerca de 80 startups nacionais. Fora deste programa, informou o Governo, qualquer outra startup e/ou académicos de Cabo Verde podem candidatar-se directamente para o 929 Challenge, através do site oficial, tendo em conta as diferentes fases da competição, sendo que as candidaturas estão abertas até final deste mês.
ET/ZS
Inforpress/Fim
Partilhar