Caboplast inaugura primeira unidade de reciclagem de plástico do país e aposta na sustentabilidade e economia circular

Inicio | Ambiente
Caboplast inaugura primeira unidade de reciclagem de plástico do país e aposta na sustentabilidade e economia circular
15/10/25 - 02:16 pm

Cidade da Praia, 15 Out (Inforpress) – O director-geral da Caboplast afirmou que a primeira unidade de reciclagem de plástico hoje inaugurada representa um passo decisivo rumo a uma economia mais sustentável e ecológica com impacto positivo na criação de emprego e na preservação ambiental.

Chady Hojeige, que falava na cerimónia de inauguração da estrutura localizada na Zona Industrial de Achada Grande Trás, na Praia, sublinhou que a Caboplast assumiu o compromisso de “mudar o futuro para uma nova era mais sustentável, ecológica e responsável”.

Afirmou que a inauguração desta primeira unidade de reciclagem de plástico de Cabo Verde, orçada em 150 mil contos, vai criar um ciclo económico, gerar emprego, limpar o ambiente e reduzir as importações de matérias-primas e produtos acabados”.

O projecto visa transformar resíduos em material útil e produtivo, sendo o plástico reciclado utilizado na produção de sacos de lixo, tubos de polietileno para agricultura, fossas sépticas e outros produtos.

A unidade opera actualmente com uma capacidade de reciclagem entre 250 e 300 toneladas por mês e consegue reduzir em cerca de 40 por cento (%) os custos energéticos, diminuindo significativamente a pegada de carbono.

Chady Hojeige frisou que a missão da Caboplast vai além da reciclagem, estendendo-se à sensibilização e educação ambiental para a gestão adequada de resíduos.

“O problema não está no plástico em si, mas na forma como é descartado e gerido, mas mudar este conceito só é possível com o empenho de todos”, afirmou.

A unidade emprega cerca de 20 pessoas, mas prevê um maior impacto futuro, nomeadamente através da criação indirecta de empregos decorrente da colaboração com aterros municipais e parcerias com câmaras municipais de todo o país.

O responsável confirmou que a Caboplast já está a receber plástico do aterro municipal da Praia, trabalhando também com associações locais e pontos de recolha, comprando o quilo de plástico por cerca de 15 escudos.

Além disso, a empresa tem desenvolvido acções de sensibilização em escolas, incentivando práticas responsáveis e promovendo a educação ambiental, por acreditar que a “verdadeira mudança de mentalidade vem através da educação dos mais jovens”.

“O verdadeiro impacto desta iniciativa só será alcançado se for coletivo e apoiado pelo setor privado, pelas instituições públicas e pela sociedade civil. O plástico não deve ser um problema, mas parte da solução. Na natureza, nada se perde, tudo se transforma”, concluiu Chady Hojeige.

O acto de inauguração foi presidido pelo Presidente da República, José Maria Neves.

AV/CP

Inforpress/Fim 

Partilhar