Cabo Verde terá até final do ano o seu Plano Nacional de Infraestruturas - ministro

Inicio | Ambiente
Cabo Verde terá até final do ano o seu Plano Nacional de Infraestruturas - ministro
08/04/25 - 01:57 pm

Cidade da Praia, 08 Abr (Inforpress) - O ministro das Infraestruturas, Ordenamento do Território e Habitação, Victor Coutinho, assegurou hoje que Cabo Verde terá até ao final do ano o seu Plano Nacional de Infraestruturas, “pensado há muito tempo”.

A garantia foi dada à imprensa durante uma visita ao Laboratório de Engenharia Civil (LEC), na cidade da Praia, para acompanhar o lançamento de uma nova máquina para verificação da qualidade do aço.

Na ocasião, o ministro avançou que de momento estão reunidas todas as condições que garantam o financiamento tanto para a elaboração quanto para o sistema de monitorização do plano.

“Daqui no máximo 30 dias vamos lançar o concurso. É um plano projectado para ser elaborado em seis meses, e, por ser de dimensão nacional, terá várias etapas de consulta pública, de auscultação dos vários intervenientes no processo”, explicou.

Victor Coutinho reforçou que devido à dimensão estratégica do projecto, a conclusão do plano está prevista para o final deste ano.

Trata-se de um instrumento orientador num horizonte de 15, 20 anos, que vai conforme o mesmo, disciplinar a todos.

“Vai permitir identificar as infraestruturas estratégicas e fundamentais para o desenvolvimento do país, dimensionar, quantificar e determinar o valor das infraestruturas que o país precisa para desenvolver.

Visa ainda, segundo o governante, garantir estabilidade e previsibilidade nas infraestruturas do país, considerando a realidade de Cabo Verde como um arquipélago, para que as infraestruturas sejam bem dimensionadas, e evitar críticas sobre as localizações.

O ministro sublinhou a importância da contribuição de todos no processo de desenvolvimento do país, acrescentando que o Plano Nacional de Infraestruturas dará orientações sobre como mobilizar recursos para garantir o desenvolvimento sustentável.

ET/CP

Inforpress/Fim

Partilhar