Cidade da Praia, 22 Abr (Inforpress) – A Direcção Nacional da Saúde encerra hoje um workshop de dois dias, na Praia, para rever o processo de registo de óbitos em Cabo Verde, visando propor melhorias na qualidade e modernização dos dados sobre mortalidade.
O workshop teve como objectivo melhorar a qualidade das estatísticas vitais e apoiar a tomada de decisões em saúde pública, numa iniciativa que contou com a participação de técnicos nacionais e dois consultores da Organização Mundial da Saúde (OMS).
Em declarações aos jornalistas, no encerramento do workshop, a médica do Centro de Informação e Decisão (CID), Valéria Semedo, destacou que a mortalidade é uma estatística essencial para compreender os principais problemas de saúde pública e, consequentemente, orientar políticas e intervenções mais eficazes.
“O nosso processo já permite a produção de estatísticas, mas queremos torná-lo ainda mais eficaz e com dados de maior qualidade”, explicou a médica.
Entre as recomendações debatidas no workshop, está a necessidade de capacitação contínua dos profissionais de saúde, a adopção da Classificação Internacional de Doenças na versão 11 (CID-11) e a informatização do sistema para garantir maior celeridade e facilidade no acesso aos dados.
A especialista destacou ainda a importância da interconectividade entre instituições nacionais e internacionais, especialmente no que diz respeito ao seguimento de casos da diáspora.
“Muitas vezes perdemos o rasto de doentes enviados ao exterior. Um sistema informatizado e interoperável pode resolver esse problema”, frisou.
Nos próximos dias será realizada uma formação de formadores no âmbito do mesmo projecto.
Paralelamente, uma equipa técnica, em colaboração com os consultores da OMS, irá consolidar as recomendações e elaborar um plano de acção para implementar melhorias no sistema de mortalidade.
“A expectativa é que este plano seja, efectivamente, executado com monitoramento e responsabilização dos envolvidos. Este é um tema prioritário para a Direcção Nacional da Saúde”, concluiu Semedo.
CG/SR//HF
Inforpress/Fim
Partilhar