Cidade da Praia, 10 Dez (Inforpress) – Diferentes organizações cabo-verdianas de mulheres promovem, a 30 de Maio de 2025, na Praia, o Fórum Internacional “Mulher e os Desafios do Desenvolvimento”, sob o lema "Mais Participação, Melhor Futuro”, anunciou hoje uma das promotoras, Maria de Ressurreição Graça.
O evento vai ser realizado sob o comando de oito organizações, entre as quais o Instituto Cabo-verdiano para a Igualdade e Equidade de Género (ICIEG), Organização das Mulheres de Cabo Verde (OMCV).
Em conferência de imprensa, realizada na tarde desta terça-feira, uma das promotoras do evento, Maria de Ressurreição Graça adiantou que o fórum vai ter como objectivo examinar o impacto do empoderamento feminino no crescimento económico e social e estimular o diálogo e a colaboração entre diversos sectores.
De igual modo identificar acções de promoção efectiva da igualdade de género e inclusão das mulheres.
“Pretendemos criar um espaço inclusivo de reflexão, reunindo mulheres de diversos sectores e funções para explorar as intersecções entre o papel da mulher e o progresso sócio-económico, político e cultural”, explicou Maria de Ressurreição Graça.
Segundo a mesma fonte, é esperada a participação de mil mulheres de todo o país e da diáspora, onde serão homenageadas também cinquenta mulheres.
Acrescentou ainda a promotora que o fórum vai passar a ser realizado de dois em dois anos, e sairá também uma declaração oficial sobre as principais conclusões, e recomendações das discussões.
O projecto acontece no âmbito das celebrações dos 50 anos da independência de Cabo Verde, dos 50 anos da presença das Nações Unidas em Cabo Verde e 30 anos da Declaração e Plataforma de Acção da IV Conferência Mundial sobre a Mulher-Pequim.
OS/ZS
Inforpress/Fim
Partilhar