Cabo Verde reafirma compromisso de cooperar com Angola na presidência da União Africana

Inicio | Cooperação
Cabo Verde reafirma compromisso de cooperar com Angola na presidência da União Africana
17/02/25 - 04:35 pm

Cidade da Praia, 17 Fev (Inforpress) – O Presidente da República felicitou hoje o seu homólogo angolano, João Lourenço, pela presidência rotativa da União Africana, reafirmando a disponibilidade de Cabo Verde para cooperar com Angola durante o seu mandato na organização.

"Fiel aos valores e princípios que enformam a União Africana, Cabo Verde reitera a sua inteira disponibilidade para cooperar estreitamente com vossa excelência, em plena sintonia com as prioridades estratégicas que nortearão a presidência rotativa de Angola", lê-se na carta endereçada ao Presidente de Angola.

Na missiva enviada ao Presidente angolano, José Maria Neves expressou em seu nome e em nome do povo cabo-verdiano a disponibilidade para colaborar estreitamente com Angola no âmbito das prioridades estratégicas da presidência rotativa da organização.

O Chefe de Estado cabo-verdiano manifestou ainda a sua confiança no compromisso de João Lourenço com o reforço e a consolidação da cooperação entre Cabo Verde e a União Africana, sublinhando a importância da união e do trabalho conjunto para enfrentar os desafios do continente africano.

"A nossa satisfação é tanto maior, porquanto é a primeira vez que um país de língua portuguesa ascende a tão eminente posição," destacou o Chefe de Estado, reconhecendo a importância histórica desta liderança estar a acontecer 49 anos depois da adesão de Angola à então Organização da Unidade Africana e 60 anos após a criação da UA.

Por outro lado, José Maria Neves manifestou confiança de que a presidência de João Lourenço vai contribuir para um reconhecimento efectivo das especificidades e vulnerabilidade dos pequenos estados insulares em desenvolvimento, como Cabo Verde, no quadro da UA.

“A especificidade da nossa condição insular, marcada por desafios estruturais próprios, desde a vulnerabilidade às alterações climáticas até às restrições na conetividade e na integração dos mercados, requer uma abordagem diferenciada e medidas adaptadas que permitam uma maior inclusão e valorização dos nossos Estados no contexto regional e continental”, sublinhou.

No tocante à paz e segurança, Neves expressou confiança na capacidade de João Lourenço de liderar os esforços de pacificação no continente africano, sobretudo nas regiões dos Grandes Lagos, Sudão e Sahel, territórios que enfrentam desafios prementes e carecem de uma abordagem concertada e eficaz.

O Chefe de Estado manifestou expectativa de que a presidência de João Lourenço na UA contribua para um continente mais unido, pacífico e próspero, alinhado com as aspirações da Agenda 2063.

O Presidente destacou a liderança de Angola na implementação da Agenda 2063, nas reformas estruturais da União Africana e na operacionalização da Zona de Comércio Livre Continental Africana.

Salientou ainda desafios estruturais da organização, como a persistência de conflitos, a instabilidade política, a necessidade de um modelo eficaz de coordenação entre os Estados-membros, a Comissão, as Comunidades Económicas Regionais e os Mecanismos Regionais e a importância do desenvolvimento de infra-estruturas e da criação de um modelo de financiamento sustentável para a União Africana

A nota destaca que a nomeação de Angola para a presidência rotativa da União Africana acontece no exacto momento da eleição de uma nova comissão, representando uma oportunidade única para alinhar as aspirações da Agenda 2063 com as necessidades e capacidades institucionais da organização.

Angola assumiu a presidência da organização de estados africanos, durante a 38º cimeira dos Chefes de Estado e de Governo da União Africana, que decorreu sábado e domingo em Adis Abeba, Etiópia.

DV/AV//ZS

Inforpress/Fim

Partilhar