Cidade da Praia, 06 Mai (Inforpress) – O Governo promove de 12 a 14 deste mês, na ilha do Sal, uma conferência sobre cuidados infantis na África Ocidental, que visa definir as estratégias concretas e promover o diálogo e as boas práticas na região africana.
Em declarações à Inforpress, a directora-geral da Inclusão Social, Ednalva Cardoso, explicou que esta é uma iniciativa do Ministério da Família e Inclusão Social e que contará com a parceria do Banco Mundial.
“Nós vimos esta conferência regional como uma oportunidade estratégica para promover o diálogo e boas práticas em matéria de cuidados infantis. Queremos conhecer melhor a realidade de outros países, recolher e partilhar também as nossas experiências sobre esta temática”, declarou.
Durante a conferência, avançou, serão abordadas questões que tem que ver com cuidados de crianças de 0 a 6 anos, de crianças com necessidades especiais, medidas e políticas para esta camada infantil de diversos países do continente africano.
Ainda de acordo com esta responsável, o evento contará com a participação de decisores políticos especialistas em cuidados infantis, representantes de instituições públicas e privadas.
“Queremos reunir os representantes governamentais, especialistas e os nossos parceiros estratégicos da África Ocidental para também conhecer os impactos e promover a consolidação dos compromissos em cuidados infantis na nossa região”, acrescentou.
Apontou, por outro lado, as acções de reformas apontadas por cada governo participante por forma a expandir o acesso a cuidados infantis, cada vez mais inclusivo, acessível, qualidade como resultados esperados da referida conferência.
Reforçar os programas e as políticas governamentais, investir em modelos de financiamento que sejam sustentáveis e fortalecer as parcerias intersectoriais são outras acções que cada país participante espera obter e aplicar, adiantou Ednalva Cardoso.
CM/CP
Inforpress/Fim
Partilhar