Cabo Verde entra em situação de contingência para mitigar risco de propagação da dengue

Inicio | Ambiente
Cabo Verde entra em situação de contingência para mitigar risco de propagação da dengue
02/07/25 - 01:29 pm

Cidade da Praia, 02 Jul (Inforpress) – O Governo declarou hoje a situação de contingência, em todo país, para prevenir e mitigar o potencial de risco de propagação da dengue e de reintrodução do paludismo.

Em nota enviada à Inforpress, o Governo dá conta que a Resolução n.º 54/2025, de 01 de Julho, publicada no Boletim Oficial desta terça-feira, dá conta que o Conselho de Ministros adoptou esta medida para evitar a propagação da dengue.

Dá conta, ainda, que esta medida foi colocada em decorrência da aproximação da época das chuvas e dos seus efeitos na proliferação dos vectores transmissores.

De acordo com a nota do Governo, vão ser adoptadas outras medidas preventivas, nomeadamente, reforçar o grau de prontidão e a coordenação entre os serviços de protecção civil e de saúde pública.

“Prevenir riscos colectivos associados a doenças transmitidas por vectores, mobilizar, de forma antecipada, recursos logísticos, financeiros e humanos para a realização de acções de controlo vectorial, vigilância epidemiológica e resposta em saúde” são objectivos que se pretendem alcançar, lê-se no documento.

O Governo pretende, ainda, activar o Fundo Nacional de Emergência com vista ao financiamento das acções de prevenção, incluindo o reforço de recursos humanos nas portas de entrada e nas equipas de terreno.

De igual modo reforçar as equipas técnicas de vigilância e controlo nos centros de saúde e nas comunidades, a vigilância epidemiológica nos portos e aeroportos e implementar acções de limpeza, desinsectização e eliminação de criadouros nas zonas de risco.

OS/HF

Inforpress/Fim 

Partilhar