Cidade da Praia, 19 Fev (Inforpress) – O secretário geral (SG) do parlamento cabo-verdiano, Angelino Coelho, assinou hoje, em Luanda, com o seu homólogo angolano, Pedro Agostinho de Neri, um novo acordo de cooperação entre os parlamentos dos dois países.
Em declaração à imprensa angolana, Angelino Coelho disse que o acordo visa reforçar as relações de parceria entre o parlamento cabo-verdiano e o angolano.
“Cabo Verde e Angola têm muito em comum na sua história, quer na luta pela independência dos dois países, quer pelo esforço para a consolidação da democracia”, admitiu o SG da Assembleia Nacional, acrescentando que os dois parlamentos estão a fazer um “esforço cada vez maior” na aproximação em termos de procedimentos administrativos.
Por sua vez, Pedro Agostinho de Neri afirmou que o referido acordo visa o reforço institucional recíproco, através da formação do pessoal dos dois parlamentos na área de processos legislativos e na modernização parlamentar.
Adiantou ainda que passou em revista com o seu homólogo cabo-verdiano as acções que não foram concretizadas no quadro de anteriores acordos assinados.
Em 2014, representantes dos dois países assinaram um protocolo de cooperação parlamentar, que foi renovado em 2023, por ocasião da visita oficial da presidente da Assembleia Nacional de Angola, Carolina Cerqueira, a Cabo Verde.
Este novo acordo de cooperação foi assinado no quadro da primeira visita oficial de quatro dias que o presidente da Assembleia Nacional de Cabo Verde, Austelino Correia, está a afectuar a Angola.
Durante a sua estada em Angola, o líder do parlamento cabo-verdiano vai se encontrar com o Presidente João Lourenço, com quem vai debater questões que têm a ver com a Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP).
Da agenda constam ainda encontros com comunidades cabo-verdianas radicadas em terras angolanas.
LC/ZS
Inforpress/Fim
Partilhar