Cidade da Praia, 23 Abr (Inforpress) – O Conselho Nacional de Estatística (CNEST) promove esta quinta-feira, 24, uma conferência internacional de dois dias com o tema “Construindo o Futuro Digital: Desafios e Oportunidades para a Primeira Estratégia Nacional de Dados em Cabo Verde”.
O evento, de acordo com uma nota do Governo, vai reunir decisores políticos, gestores públicos, especialistas em tecnologia e representantes de diversos sectores.
O objectivo principal é discutir e sensibilizar os participantes sobre a importância da preparação e implementação da primeira Estratégia Nacional de Dados (END), além de reflectir sobre os desafios e oportunidades que os dados oferecem para o desenvolvimento de Cabo Verde.
“A crescente digitalização das sociedades e economias tem gerado grandes volumes de dados que, se bem aproveitados, podem transformar sectores como saúde, educação, agricultura, ambiente, clima, indústria e administração pública”, reconheceu o executivo.
Daí que acrescentou que a conferência visa analisar como a economia e os sectores sociais podem beneficiar do uso eficaz e ético dos dados, promovendo avanços em áreas como saúde, educação, agricultura, meio ambiente, clima, indústria e administração pública.
A sessão de abertura será presidida pelo secretário de Estado Adjunto do primeiro-ministro, Lourenço Lopes, às 10:30, no Hotel Trópico.
ET/ZS
Inforpress/Fim
Partilhar