Cidade da Praia, 18 Ago (Inforpress) – A Cabo Verde Broadcast (CVB) confirmou hoje que as interrupções no sinal da TDT em várias ilhas se devem a problemas no fornecimento de energia eléctrica, agravados pelas recentes chuvas intensas, mas estão a trabalhar para restabelecer serviço.
"No país as falhas registradas têm a ver com o fornecimento de energia eléctrica, no caso de São Vicente específico, que neste momento ainda temos problemas, está relacionado com as chuvas que caíram intensamente no dia 11 de Agosto”, disse o presidente do conselho de administração, Luís Ramos.
Em entrevista à Inforpress, o responsável explicou que, desde a ocorrência das chuvas, registaram-se problemas na ilha do Maio, mas a empresa de gestão de energia conseguiu solucionar a situação, tendo os sinais sido restabelecidos há alguns dias e em Tarrafal de Santiago, o serviço de apoio também já foi reposto.
Luís Ramos explicou que a situação mais crítica se regista em São Vicente, onde os centros emissores de Monte Verde e Monte Gude ficaram inoperacionais.
“Sem energia não se consegue fazer nada, mesmo com geradores de emergência, porque não é possível garantir combustível e condições técnicas para manter os equipamentos a funcionar”, afirmou.
No caso específico de São Vicente, acrescentou, a prioridade da empresa de gestão de energia tem sido a reposição da média tensão, razão pela qual os centros emissores do sinal da Televisão Digital Terrestre (TDT) continuam sem fornecimento adequado.
Apesar das dificuldades, o presidente da CVB garantiu que a equipa técnica está a trabalhar em coordenação com a empresa de electricidade para repor o sinal “com a máxima urgência possível”.
O responsável realçou ainda que, apesar dos problemas, algumas localidades como Salamansa e Calhau, em São Vicente, mantiveram o acesso à televisão.
Segundo a Cabo Verde Broadcast, os centros emissores de Monte Verde e Monte Gude foram os mais afectados, e a transmissão do serviço ficou impossibilitada.
A empresa garantiu que as equipas técnicas estão a trabalhar com urgência e segurança para repor a normalidade no menor tempo possível.
Na ocasião, manifestou o seu pesar pelas vítimas mortais causadas pelas condições meteorológicas extremas e transmitiu condolências às famílias enlutadas, apelando à união de esforços na reconstrução da ilha.
KA/AV//CP
Inforpress/Fim
Partilhar