Cabo Verde acolhe fase de qualificação da Basketball Africa League

Inicio | Desporto
Cabo Verde acolhe fase de qualificação da Basketball Africa League
03/11/25 - 10:06 pm

Cidade da Praia, 03 Nov (Inforpress) – O ministro adjunto do primeiro-ministro para a Juventude e Desporto afirmou hoje que a realização, em Cabo Verde, da fase de qualificação da Basketball África League (BAL) valoriza o talento nacional.

Carlos Monteiro, que falava no acto de lançamento oficial da fase de qualificação da competição FIBA Road to BAL Elite 16, destacou que o evento tem “dupla importância”, que é a valorização de atletas cabo-verdianos e promoção do país como destino internacional através do desporto.

“Estamos cada vez mais, através do desporto, a ajudar na sedimentação da boa imagem da marca Cabo Verde. É preciso que haja uma grande sinergia entre o Governo, o sector privado, as empresas públicas e os atletas, enquanto embaixadores, para que possamos tirar verdadeiro partido dessa visibilidade”, afirmou.

Carlos Monteiro lembrou que Cabo Verde tem alcançado resultados históricos nas mais diversas modalidades, destacando a ida da selecção masculina de futebol ao Mundial, a qualificação da feminina ao Campeonato Africano das Nações, a presença do basquetebol no Mundial de 2023, a conquista de uma medalha olímpica em Paris e participações em campeonatos mundiais de natação, surf e atletismo.

“Tudo isso revela o talento e o forte investimento que temos feito no desporto, mas precisamos ir mais longe. O percurso do desporto cabo-verdiano não se pode sustentar apenas no investimento público. É fundamental envolver o sector privado, que deve ser o grande alicerce do financiamento e da sustentabilidade do desporto”, reforçou.

Segundo o ministro, Cabo Verde vai acolher, em Novembro, a primeira etapa do Road to BAL 2025-2026, com jogos a decorrer no Gimnodesportivo Vavá Duarte, na Cidade da Praia, entre os dias 11 e 16, com a participação das equipas masculinas Kriol Star e femininas Krioula Star.

O governante explicou que o país estreitou relações com a BAL e a NBA África durante a última fase de qualificação, em Dakar, e que o objectivo é consolidar Cabo Verde como destino regular das competições e garantir, futuramente, a presença fixa de uma equipa cabo-verdiana na liga africana da NBA.

“Esta é uma competição de dimensão continental, mas com projecção mundial. Esperamos contar com o público cabo-verdiano e com as empresas públicas e privadas para perceberem a magnitude deste projecto e o impacto que ele pode ter na promoção do país”, sublinhou.

O ministro Carlos Monteiro concluiu apelando à mobilização de todos os cabo-verdianos e das empresas nacionais para apoiar as equipas e contribuir para consolidar a presença do país no panorama desportivo africano e mundial.

“Convocamos todos os cabo-verdianos, aqui na Ilha de Santiago, para estarem presentes e apoiar as nossas equipas. Este evento é mais do que basquetebol: é uma afirmação de Cabo Verde no mundo”, finalizou.

A fase de qualificação da BAL e da WBLA vai decorrer no Gimnodesportivo Vavá Duarte, na cidade da Praia, entre os dias 11 e 16 de Novembro, reunindo equipas de vários países africanos e reforçando a projecção internacional de Cabo Verde através do desporto. 

CM/HF

Inforpress/Fim

Partilhar