Cidade da Praia, 25 Mar (Inforpress) – A edição deste ano do Cabo Verde Series Trail vai englobar, pela primeira vez, mais duas novas ilhas, nomeadamente Boa Vista e São Vicente, para aproveitar o potencial existente e promover as duas ilhas, anunciou Rui Marques.
Segundo o promotor do Cabo Verde Series Trail, Rui Marques, a escolha destas duas ilhas visa, sobretudo, aproveitar a combinação que ambas podem acrescentar à prova, desde as zonas costeiras e as dunas da ilha da Boa Vista e as montanhas e parque do Monte Verde da ilha de S. Vicente, o que na sua visão vai proporcionar mais visibilidade turística às referidas ilhas.
“Escolhemos desta vez as ilhas da Boa Vista e S. Vicente, primeiro, porque nunca antes tinham sido incluídas nesta prova, mas por assim dizer eram ilhas que tínhamos debaixo dos olhos há algum tempo, porque Boa Vista tem o Deserto de Viana com as dunas e toda aquela zona costeira, porque queremos proporcionar uma experiência diferente, desde deserto, areias, de mar aos praticantes”, enfatizou.
Relativamente à ilha de S. Vicente, cuja prova vai acontecer nos meados do mês de Julho, o objectivo é aproveitar o potencial que as montanhas oferecem, nomeadamente o Monte Verde, além do aspecto cultural, urbano e histórico, que aquela ilha oferece aos visitantes.
Rui Marques disse depositar as melhores expectativas nas provas deste ano, dizendo que “são as melhores de sempre”, visto que estão a conseguir atingir a “matriz certa”, do apoio e engajamento das empresas nacionais, além da consolidação daquelas que desde início estão com o certame.
Sublinhou também que a cada ano estão a contar com mais participação a nível internacional.
“Vamos também realizar a ultralcamp, nas ilhas de S. Vicente e Santo Antão, já no mês de Junho próximo em que vamos misturar melhores dos atletas internacionais com os melhores atletas cabo-verdianos para que possam beneficiar desta experiência e que também possam participar em eventos internacionais”, adiantou.
Relativamente ao Cabo Verde Series Trail deste ano, que se inicia pela primeira vez na ilha da Boa Vista no próximo mês de Junho, percorre a ilha de S. Vicente no mês de Julho, seguindo-se o Trail D´Santiago em Setembro e continua em Outubro desta vez na ilha do Fogo com Vulcan Trail, que este ano vai ser realizado em três dias, com trail curto, longo e vertical, e termina com Santo Antão Triangle Trail em Dezembro.
Por seu lado, o ministro do Turismo, que presidiu à apresentação deste evento, ressaltou que este é mais do que um evento desportivo, visto que abarca vários outros sectores, desde turismo, economia e consciencialização da protecção ambiental, pelo que, considerou, está em sintonia com a política do Governo em alavancar o turismo resiliente e sustentável.
Além de proporcionar a diversificação da oferta de produto turístico do país, englobando as ilhas e municípios e levando os benefícios de forma directa à população das ilhas contempladas.
WN/ZS
Inforpress/Fim
Partilhar