BTOC Consulting Cabo Verde e a Associação Children’s Trust CV promovem campanha de limpeza

Inicio | Ambiente
BTOC Consulting Cabo Verde e a Associação Children’s Trust CV promovem campanha de limpeza
17/11/24 - 03:32 pm

Cidade da Praia, 17 Nov (Inforpress) – As praias de Quebra Canela e Prainha receberam, hoje, uma campanha de limpeza, uma iniciativa que envolve BTOC Consulting Cabo Verde e a Associação Children’s Trust CV, que visa reduzir o impacto ambiental.

O evento realizado sob o lema “Dia de Lazer e Sensibilização”, além de campanha de limpeza, visa proporcionar um dia repleto de actividades físicas, educativas e culturais, com o foco no desenvolvimento integral de crianças e jovens, enquanto promove valores essenciais de cidadania e o respeito pelo meio ambiente.

A BTOC Consulting Cabo Verde, representada por Éder Lisboa, em declarações à Inforpress, disse que a empresa tem se destacado no compromisso com a preservação ambiental, especialmente no contexto de suas acções em parceria com o Ministério do Mar e organizações locais.

Recentemente, a empresa assumiu a responsabilidade de ser o padrinho da praia da Prainha, no âmbito de um projecto que envolve campanhas de limpeza e manutenção ambiental.

"Estamos orgulhosos de fazer parte desta iniciativa e de colaborar com a Associação Children’s Trust CV, que tem um projecto voltado para o apoio a crianças carenciadas. A associação estava realizando uma campanha de limpeza na praia de Kebra Canela e propomos juntar os dois esforços, e aceitaram prontamente o convite", afirmou Éder Lisboa.

A parceria resultou em uma acção de limpeza na praia da Prainha, onde os participantes não só recolheram resíduos, como também participaram de aulas de educação física e boxe, além de um pequeno-almoço oferecido aos envolvidos.

Durante a actividade, foram recolhidas cerca de nove bolsas de lixo, na Prainha destacando-se beatas de cigarro e garrafas de vidro, que são comuns nas praias locais. 

"O nadador salvador da praia comentou que é necessário realizar mais iniciativas como essa", acrescentou Éder Lisboa, evidenciando a necessidade de um trabalho contínuo de conscientização e limpeza.

Segundo a mesma fonte, a intenção é fazer esta campanha a cada três meses.

Além da colecta de resíduos, a acção de sensibilização teve um impacto significativo nas crianças, com a participação activa delas no processo.

Ronivaldo Costa, fundador da Associação Children’s Trust CV, destacou o valor educacional da acção, que não apenas promoveu o lazer, mas também a conscientização sobre a preservação ambiental.

"Hoje, as crianças tiveram a oportunidade de aprender sobre o nosso maior património, que é o mar, e sobre a importância de protegê-lo. Estamos a preparar a nova geração para liderar a luta pela preservação das nossas praias", afirmou Ronivaldo.

As crianças também foram envolvidas em actividades educativas sobre a identificação das bandeiras nas praias, aprendendo a reconhecer o significado de cada cor, e participaram de uma aula de natação.

Além disso, a sensibilização para a Violência Baseada no Género foi um componente importante da actividade.

"Trabalhar com crianças é uma forma eficaz de sensibilizar, pois sabemos que, ao ensinarmos a nova geração, estamos a preparar o terreno para sensibilizar os adultos", explicou Ronivaldo.

No total, a acção resultou na recolha de cerca de 100 kg de lixo, sendo a maior parte composta por resíduos plásticos, tampas de garrafas e outros materiais, evidenciando a urgência de iniciativas contínuas para combater a poluição nas praias de Cabo Verde.

Com a continuidade dessa parceria, as praias da Prainha e Quebra Canela se tornarão um símbolo de esforço comunitário e conscientização ambiental, com o empenho de crianças e adultos em prol de um futuro mais sustentável.

JBR/ZS

Inforpress/Fim

Partilhar