Nova Sintra, 27 Jun (Inforpress) –Alguns agricultores da ilha Brava já iniciaram a preparação das terras para receber as sementes, mas a maioria prefere esperar pela queda das primeiras chuvas para arrancar com a campanha agrícola de sequeiro.
Abordados pela Inforpress, alguns camponeses informaram hoje que já estão a preparar para o ano agrícola, sendo que o terreno e as sementes já estão prontos, contudo estão à espera de um momento mais apropriado para começarem a lançar as sementes à terra.
Na localidade de Cova Rodela, o porta-voz dos lavradores, João Armando Cabral, garantiu que já fez todos os preparativos para o início de mais um ano agrícola, porém salientou que só iniciará a faina agrícola a 26 de Julho.
“Ainda só fiz a limpeza do terreno, mas já tenho prontas as sementes, nomeadamente, pepino, abobora, milho, feijões, entre outros. Tenho a esperança que este ano iremos ter um bom ano agrícola e uma boa colheita, pois antigamente nesta época quase todo mundo já tinha colocado as sementes na terra ou então estavam a preparar para tal, no entanto, até agora, são poucas as pessoas que eu vi a preparar para o arranque da sementeira”, sublinhou.
Nos arredores da cidade de Nova Sintra, a maioria dos agricultores ouvidos pela Inforpress preferem esperar pela queda das primeiras precipitações para iniciarem as actividades agrícolas.
Joaquim Mendes, um agricultor aposentado, por motivos de doenças, frisou que embora não esteja a cultivar com a força dos seus braços, tem pago aos trabalhadores para o fazerem e por isso escolhe uma data mais apropriada para iniciar a faina agrícola.
“Actualmente eu não posso praticar a agricultura, todavia eu gosto de o fazer e sempre tenho esperança num bom ano agrícola. Por isso pago, sem medo, cerca de2.500$00, a cada trabalhador para o fazerem por mim. Ainda não tenho uma data certa para semear, mas a terra já está preparada para receber as sementes e só estou a aguardar as primeiras precipitações e assim ter uma data”, ressaltou.
Numa ronda a zonas mais altas da freguesia de Nossa senhora do Monte a Inforpress pôde constatar que são poucos os terrenos que já foram limpados e preparados para o início das actividades agrícolas
O delegado do Ministério da Agricultura e Ambiente no concelho da Brava, Ermelindo Barros, disse que neste momento estão a fazer avaliação de produtos de combate a pragas e aquisição sementes para fornecer aos agricultores. Todavia, garantiu que já estão formadas as equipas para o patrulhamento no terreno.
DM/JMV
Inforpress/Fim
Partilhar