Brava: Autarquia apresenta regras e critérios para atribuição de subsídios aos alunos pré-universitários (c/áudio)

Inicio | Sociedade
Brava: Autarquia apresenta regras e critérios para atribuição de subsídios aos alunos pré-universitários (c/áudio)
21/05/24 - 09:39 pm

Nova Sintra,21 Mai (Inforpress)- A Câmara Municipal da Brava apresentou hoje aos estudantes do 12º ano, da Escola Secundária Eugénio Tavares, as regras e os critérios para atribuição de subsídios, caso pretendam frequentar a universidade, no próximo ano lectivo.

Em entrevista à comunicação social, o vereador da Educação e Juventude, Mário Soares, destacou a necessidade desse esclarecimento, sobretudo, para os alunos que estão a terminar o ensino secundário.

“É pertinente que a autarquia, através do pelouro da Educação, Formação e Juventude realizasse esta explanação, de uma forma frontal e presencial, sobretudo para esclarecer todas as dúvidas”, sublinhou, salientando que existem várias ideias que devem ser esclarecidas.

Desde logo, pontuou, onde poderão estudar, tipo de apoio que poderão ter e onde consegui-los, quais são os requisitos necessários para obterem os subsídios, dentre outros. ´

O responsável considerou ser interesse trazer as informações aos alunos e mostrar-lhes para qual universidade ou instituições de ensinos técnico e profissional, dentro de Cabo Verde e não só, poderão ingressar para suas formações, tendo garantindo ainda que autarquia, enquanto parceiro, vai comparticipação nos custos das formações, sobretudo nos familiares de baixa renda.

“Muitos alunos, por algum motivo, não conseguem fazer uma formação superior, mas a autarquia, juntamente com o   Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP) e outros parceiros a nível nacional, como a Centro de Energias Renováveis e Manutenção Industrial (CERMI), Escola de Hotelaria e Turismo de Cabo Verde, tem estado a trazer oportunidades para jovens desta ilha e incentivos muitos vantajosos”, frisou.

Dai, Mário Soares realçou que é preciso que os jovens saibam aproveitar, tendo em conta que anualmente a Câmara Municipal da Brava investe cerca de 4 mil contos em subsídios.

Segundo o mesmo, a Brava é um dos únicos municípios onde o transporte é assegurado, quer pela autarquia quer pelo Governo, através da Fundação Cabo-verdiana de Acção Social Escolar (Ficase), para todos os alunos das localidades distantes, isso sem quaisquer custos.

“Tudo isto mostra o esforço que a autarquia tem feito, no entanto é preciso que tenha resultados, pois os pais devem fazer o acompanhamento dos seus educandos e que eles tenham aproveitamento, para servir de exemplos, para os próximos alunos”, ressaltou.

Por sua vez, o aluno Robson Gomes considerou ser um encontro extremamente importante, tendo em conta que a maioria das vezes, os jovens terminam o ensino secundário, no entanto, a partir daí, ficam sem rumo, sem perspectivas.

“Com as informações que acabamos de receber, passamos a ter uma visão ampla daquilo que podemos fazer ou encontrar no futuro e a câmara municipal mostrou a total disponibilidade de ajudar quem quer estudar”, finalizou.

DM/JMV
Inforpress/Fim

Partilhar