Nova Sintra, 05 Mar (Inforpress) –O líder do projecto Pastoria sustentável, da associação Biflores, Vanny Furtado, anunciou hoje a abertura de uma acção de formação em saúde e bem-estar animal, com a duração de cinco dias, no Centro de Extensão Rural de Campo baixo.
Em declarações à Inforpress, Vanny Furtado explicou que referido programa conta com financiamento do projecto Darwin, em parceria com BeSafe Group, Ministério da Agricultura e Ambiente (MAA) e a Câmara Municipal da Brava.
Conforme disse, o plano tem como objetivo proporcionar aos produtores locais da ilha atendimento veterinário no tratamento das enfermidades presentes no rebanho, desparasitação dos efectivos caprinos e oferecer orientações técnicas aos criadores.
“Esta acção tem como intuito corrigir erros no manejo animal que interfira na sanidade do rebanho, além de consciencializar os produtores da importância da desparasitação e mineralização como medida de prevenção sanitária imprescindível do rebanho”, salientou.
Vanny Furtado apelou à colaboração e à participação de todos os criadores no programa, para que possa haver maior engajamento. Além disso, também informou que ao longo daquela semana, ocorreu campanha de desparasitação a nível de toda a ilha.
“Já estamos no terreno a contactar os criadores, para que possamos fazer melhor a planificação e conseguirmos fazer o maior número de desparasitação de efectivos caprinos que existem na Brava. Com este tipo de acção queremos encorajar os criadores e consciencializar-lhes a dar continuidade a este tipo de actividade e ter mais eficácia no sector dapecuária, que é um factor importante para produtividade”, frisou.
Neste sentido, finalizou realçando que caso os pastores queiram mais informações para aderirem a este projecto, basta entrar em contacto com a associação, através do número que já está afixado no cartaz ou então ir até à sede do grupo, tendo em conta que esta ação beneficia os criadores e também os consumidores dos produtos animais.
DM/JMV
Inforpress/fim
Partilhar