Brava: Sociólogo destaca importância dos valores na formação cidadã

Inicio | Sociedade
Brava: Sociólogo destaca importância dos valores na formação cidadã
22/11/25 - 11:30 am

Nova Sintra, 22 Nov (Inforpress) – O sociólogo Henrique Tomas Varela destacou, esta sexta-feira, na Brava, a ideia de que a educação é o principal alicerce para moldar cidadãos responsáveis, conscientes e preparados para viver em sociedade.

Henrique Varela, que falava à Inforpress depois de uma conversa aberta subordinada ao tema “Pilares da Educação na Formação do Cidadão” na Escola Secundária Eugénio Tavares (ESET), disse que a educação é fundamental, porque formata e corrige o cidadão.

Isso porque, segundo o orador, o indivíduo precisa de tudo isso, ou seja, de uma formação que começa na família, se consolida na escola e se complementa nas instituições religiosas.

Para Henrique Varela, a combinação entre educação, instrução e moralização cria as bases para a construção de um cidadão íntegro.

“Nós começamos por ver que a família dá a educação ao cidadão. Chegando na escola, ele recebe a instrução, frequentando uma igreja, recebe a moralização. Essa educação, mais a instrução, mais a moralização vai formatar um cidadão de bem para a sociedade, exercendo a sua cidadania de forma plena, responsável e autêntica”, afirmou.

O sociólogo defendeu ainda a necessidade de investir numa educação voltada para os valores, desde a infância, com valores como respeito, tolerância, humildade, responsabilidade e empatia que são essenciais para o desenvolvimento humano e social.

Citando o filósofo grego Pitágoras, o orador recordou que “educai as crianças e não será necessário punir os adultos”, destacando que apostar na educação é prevenir futuros problemas sociais.

“O investimento na educação vai prevenir muitos males no futuro. O cidadão vai ter alguma contenção, algum respeito e, tendo isso, evitar-se-á, por exemplo, a punição e o castigo”, ressaltou.

Por sua vez, a directora da ESET, Elisangela Pinheiro, salientou que o evento ainda está enquadrado nas celebrações dos 30 anos da escola secundária e a palestra vem reforçar a importância da educação.

“As informações foram e serão uma mais-valia para os professores e até os nossos alunos vão fortalecer e isso vai reforçar, mais uma vez, tudo aquilo que nós temos vindo a fazer ao longo do nosso dia a dia e vai prolongar ao longo da vida”, finalizou.

DM/HF

Inforpress/Fim

Partilhar