Brava: População com forte adesão a consultas com médicos estrangeiros – enfermeira responsável

Inicio | Sociedade
Brava: População com forte adesão a consultas com médicos estrangeiros – enfermeira responsável
07/04/25 - 11:30 pm

Nova Sintra, 07 Abr (Inforpress) – A enfermeira responsável da Delegacia de Saúde da Brava, Patrícia Recheado, informou hoje que os bravenses têm aderido em “massa” às consultas realizadas pelos médicos especialistas dos Estados Unidos da América. 

Em declarações à comunicação social, a enfermeira Patrícia Recheado salientou que tem sido uma experiência e troca de partilha muito “excitante e gratificante” e enalteceu o gesto dos médicos visitantes que, segundo a mesma, não estão "medindo esforços" para atender mais de 50 pacientes diários.

“Este intercâmbio precisa ser feito mais vezes porque a ilha precisa mesmo de profissionais e especialistas para atender a população. Estamos a ter um número considerável de pacientes que querem fazer consultas, pena que não possuímos um grande espaço, mas por dia está a ser atendido cerca de 50 a 60 pessoas”, informou.

Entretanto, a enfermeira avançou que a princípio as consultas estavam previstas a serem realizadas também em Nossa Senhora do Monte mas, por falta de condições da estrutura hospitalar na comunidade, o atendimento será apenas na cidade.

“Quem pretende consultar e que já tem marcação feita é só deslocar-se à Delegacia de Saúde, em Nova Sintra”, disse.

Já a representante do grupo dos médicos, Júlia Barbosa explicou que vieram para Cabo Verde porque são grupos profissionais de saúde de ascendência cabo-verdiana, de diferentes especialidades, que poderão dar os seus contributos para o país.

Com os profissionais locais, garantiu a mesma fonte que está a ser uma grande partilha de experiências e trocas de ideias o que será enriquecedora para ambas as partes.

Por sua vez, o paciente António Paiva enalteceu a visita dos médicos à ilha, realçando ainda que o município tem um grande défice de especialistas, sendo que a solução é viajar para outras ilhas para realizar consultas de especialidades.

“Penso que esta iniciativa deveria ser repetida mais vezes, porque temos muitas dificuldades na Brava e existem pessoas com poucos recursos financeiros para viajar e fazer consultas, sendo que esta acção poderá ajudar a população a, pelo menos, fazer uma consulta e saber o seu estado de saúde”, concluiu.

As consultas, que são gratuitas, iniciaram no domingo, 06 e vão decorrer até a próxima quarta-feira,09.

DM/HF

Inforpress/Fim

Partilhar