Nova Sintra, 08 Ago (Inforpress) - A Associação Biflores está a transformar a planta invasora Lantana camara em peças de arte e mobiliário, num projecto que combina a sustentabilidade ambiental com a criatividade artística, disse hoje à Inforpress o líder da iniciativa.
O projecto, desenvolvido em parceria com os técnicos da associação, segundo Danielson Pina da Cruz, tem como objectivo principal controlar a proliferação da espécie invasora e, ao mesmo tempo, aproveitar o material para criar valor.
O processo de produção começa com a remoção da planta dos seus habitats naturais para que árvores nativas possam ser plantadas no lugar.
"A planta que é uma espécie invasora, é retirada para podermos colocar uma outra árvore no lugar, no entanto aproveitamos a Lantana camara. Ao ser retirada, começamos a fazer a limpeza da mesma e depois é levada ao fogo para ser fervida e assim a peça fica mais mole e flexível para ser trabalhada", explicou Danielson da Cruz.
Após este processo, a associação cria peças como sofás, quadros, candeeiros e outros itens decorativos.
O líder do projecto sublinhou que a meta é "levar a arte para um outro patamar", gerando um grande impacto na ilha e não só.
“As peças já estão a ser produzidas por encomenda, com preços que variam consoante o pedido do cliente, por isso quem está interessado nestas artes deve entrar em contacto com a associação”, concluiu.
DM/CP
Inforpress/Fim
Partilhar