Brava: ICCA capacita redes locais de protecção da criança e do adolescente

Inicio | Sociedade
Brava: ICCA capacita redes locais de protecção da criança e do adolescente
15/07/25 - 02:21 pm

Nova Sintra, 15 Jul (Inforpress) - O Instituto Cabo-verdiano da Criança e do Adolescente (ICCA) realiza sexta-feira, 18, na Brava, uma acção de capacitação destinada às Redes Locais de Protecção da Criança e do Adolescente, para reforçar os conhecimentos das redes.

A iniciativa insere-se no Plano de Acção Nacional de Prevenção e Combate à Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes 2025, parte do programa Jornada Nacional “Nós Féria Protegida”, que visa garantir a segurança de crianças e adolescentes durante as férias.

Em nota de imprensa, o ICCA explica que esta acção reflecte o compromisso do Governo, reforçado em Novembro de 2024 junto à Organização das Nações Unidas (ONU), na defesa e promoção dos direitos da criança e do adolescente.

A iniciativa está em linha com a meta 16.2 dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que busca erradicar todas as formas de violência contra crianças.

O ateliê formativo é dirigido ao Comité Municipal e ao Sector Turísticos, com o intuito de fortalecer as alianças e o sistema de articulações locais na partilha das orientações, ferramentas e estratégias para prevenir e combater a violência sexual no contexto de viagens e turismo. 

Além disso, a sessão, que terá início às 08:30 no auditório da Escola Eugénio Tavares, em Nova Sintra, pretende fomentar a “Campanha Proteja” durante o período de férias escolares na ilha.

DM/CP

Inforpress/Fim

Partilhar