Nova Sintra, 09 Mai (Inforpress) – Um grupo de 15 gestantes do município da Brava participou, esta quinta-feira, 08, numa conversa aberta, na Delegacia de Saúde, promovida no âmbito da campanha Maio Furta-Cor.
Em declarações à Inforpress, a coordenadora desta campanha, Edoneia Teixeira, disse que o objectivo é a prevenção e sensibilização para a causa de saúde mental materna e que o assunto abordado na conversa foi o “autocuidado na gravidez”, proferida pela enfermeira Edna Campino.
Segundo a mesma fonte, a palestrante abordou os cuidados que as grávidas devem ter na gestação, nomeadamente, cuidados físicos e a necessidade de se sentirem amadas apesar das mudanças corporais.
“Além de terem cuidados na gravidez, elas devem cuidar de si mesmas, terem uma boa alimentação e um repouso saudável para que possam ajudar no parto e no pós-parto. Todas as nossas grávidas presentes aqui, hoje, interagiram muito bem na conversa e penso que a mensagem foi passada”, disse.
A responsável disse estar satisfeita com a adesão das gestantes, sublinhando que no decorrer desta campanha neste mês irão se realizar várias actividades.
Por seu turno, a gestante Katy Amaro disse que a conversa foi de extrema importância, mesmo não sendo “mãe de primeira viagem”, mas afirmou que esclareceu várias dúvidas e ouviu vários conselhos da profissional de saúde.
“Passei a saber que o exercício físico é bom para a gravidez e ajuda o bebé a se posicionar melhor dentro do útero, fiquei também a saber qual é a melhor forma para dormirmos sem causar desconforto à criança, entre outros esclarecimentos”, disse.
Já Djasmin Rodrigues que participou da palestra e também partilha da mesma opinião, sublinhou que é uma “gestante de primeira viagem” e os conhecimentos que adquiriu vão ser de grande ajuda para um bom parto e pós-parto
A campanha Furta-Cor visa sensibilizar a população para a causa da saúde mental e materna, sendo que este ano vai decorrer sob o lema “saúde mental materna, direito de todos”.
DM/HF
Inforpress/Fim
Partilhar