Brava: Ano lectivo arranca sem “sobressaltos” com cerca de 780 alunos inscritos

Inicio | Sociedade
Brava: Ano lectivo arranca sem “sobressaltos” com cerca de 780 alunos inscritos
15/09/25 - 01:32 pm

Nova Sintra, 15 Set (Inforpress) – O ano lectivo 2025/26 arrancou hoje sem sobressaltos e na normalidade, na ilha Brava, com um total de 780 alunos, segundo os responsáveis dos estabelecimentos de ensino.

Numa ronda feita hoje a algumas escolas no município, a Inforpress pôde constatar o normal funcionamento das escolas neste primeiro dia de aulas.

Em Nova Sintra, onde os pais acompanharam os filhos à Escola Manuel Rodrigues Gomes, pertencente ao agrupamento 01, de forma a entregar às crianças aos respectivos professores e para conhecerem os novos professores, em caso de algumas mudanças.

Dentro das salas, cada professor demonstrou aos pais e encarregados de educação os objectivos e as expectativas para este novo ano lectivo, sendo que o aluno se aparentava entusiasmado ao reencontrar antigos e novos colegas.

A responsável da escola, Carla Fernandes, salientou que já estava tudo preparado para receber as crianças que no dia de hoje só irão conhecer os professores e os colegas.

“Graças a Deus tudo iniciou na normalidade, pois estamos a receber os nossos alunos e os pais estão a ter o primeiro contacto com os docentes e espero que venhamos a ter um excelente ano lectivo”, disse.

Na Escola Secundária Eugénio Tavares o clima não foi diferente, embora os alunos já tenham uma idade mais avançada, a algazarra no pátio fazia-se sentir de longe e os alunos dizem-se “motivados e preparados” para enfrentarem um novo ano e, no final, “atingir os seus objectivos”.

A directora da Escola Secundária Eugénio Tavares (ESET), Elisangela Pinheiro, informou que o primeiro dia iniciou na normalidade e sem sobressaltos e que esta semana vai ser uma “semana cívica”.

“As turmas já estão devidamente arrumadas e os professores distribuídos, mas avançou que a escola espera a chegada de mais dois professores para preencher o lugar dos que foram transferidos”, avançou.

Conforme ressaltou, a ilha conta com cerca de 780 alunos, sendo que no ensino básico obrigatório o número é de 320 estudantes e para o Ensino Secundário 340 já estão inscritos e, possivelmente, mais alunos irão matricular-se.

Por seu turno o responsável da escola básica de Nossa Senhora do Monte (EBNSM), Davidson Lopes, pertencente ao agrupamento 02, garantiu que tudo iniciou normalmente sem quaisquer problemas.

“As condições básicas, fizemos questão de as garantir, mas faltam-nos dois professores que foram transferidos, mas penso que até ao final desta semana os novos professores estarão aqui”, concluiu.

O ano lectivo 2025/26 iniciou hoje em todas as escolas do País e, segundo o ministro da Educação, Amadeu Cruz, cerca de 130 mil alunos com, aproximadamente, 8.000 professores activos no ensino básico e secundário.

DM/HF

Inforpress/Fim

Partilhar