
Nova Sintra, 25 Jan (Inforpress)- Agricultores e criadores da Brava manifestam-se hoje preocupação com a persistente falta de água e questionam a demora na conclusão do projecto de dessalinização da água do mar.
Em declarações à Inforpress o agricultor Nelson Tavares afirmou que o problema da água na ilha “arrasta-se há muito tempo”, afectando directamente a produção agrícola e a vida quotidiana da população.
Segundo o mesmo, actualmente é obrigado a comprar cerca de duas toneladas deste líquido ao preço de quase três mil escudos para conseguir regar a sua horta.
Acrescentou ainda que até a água para uso doméstico tem estado em falta em várias zonas da ilha.
“Nós aqui na cidade de Nova Sintra recebemos água melhor do que outras zonas, mas mesmo assim a falta de água é uma problemática. Para nós, agricultores e criadores, a situação é muito preocupante”, afirmou.
Nelson Tavares disse ainda que a população aguarda com expectativa a conclusão do projecto da dessalinizadora de água do mar, em construção na localidade da Furna, questionando para quando a infraestrutura estará finalmente pronta para ajudar a resolver o problema de água no município.
Também António Rodrigues, criador e morador em Mato Grande, manifestou o seu descontentamento face à escassez de água na ilha.
Frisou que neste momento está a recorrer à água armazenada em cisterna, que já se encontra praticamente no fim.
“O problema da água na ilha vem de há muito tempo. O que está a acontecer é que as nascentes que abastecem a ilha estão a secar, e o impacto é negativo. A população está a sentir isto na pele com a falta deste líquido”, frisou.
António Rodrigues considerou que a empresa distribuidora de água na ilha, a Águabrava, não tem conseguido dar resposta à situação, tendo em conta que o problema se prolonga há vários anos.
Daí, defendeu que o Governo deve acelerar e concluir o projecto da dessalinizadora de água do mar, por considerar que a sua entrada em funcionamento poderá representar uma solução definitiva para a problemática da água na ilha Brava.
O projeto, que já que estava previsto para estar concluíd, é financiado integralmente pela Cooperação Luxemburguesa, com um investimento total superior a 500 mil contos.
A infraestrutura e abdução de água consiste em construir uma unidade de dessalinização da água do mar na Brava para abastecer a população com água potável suficiente durante todo o ano
A Inforpress tentou obter informações junto das entidades competentes sobre o ponto de situação do projecto de dessalinização de água do mar, mas sem sucesso.
DM/AA
Inforpress/Fim
Partilhar