Cidade da Praia, 23 Set (Inforpress) – A região desportiva de Santiago Sul foi o grande vencedor do campeonato de Cabo Verde de Boxe 2023/24, cujas finais aconteceram domingo, no Pavilhão Desportivo Vavá Duarte.
No combate mais emotivo da noite, na categoria de +92 quilogramas (kg) Danielson Pina, de Santiago Sul, em representação da Diáspora, destronou Davilson Morais. Em 92 kg, Rui Andrade, da Diáspora, venceu Emanuel Monteiro, de Santiago Norte.
Na categoria de 86 kg, Israel Nzewie, de Santiago Sul, foi declarado campeão da categoria após a desclassificação de Adilson Brito, por comportamento antidesportivo.
Nos 60 kg, Márcio Monteiro, de São Vicente, conquistou o título de campeão Cabo Verde, assim como Edmilson Carvalho (Santiago Sul), nos 63,5 kg, William Rodrigues, de São Vicente, nos 67 kg José Pereira, de Santiago Sul, nos 71 kg e Ailton Loureiro, da Diáspora, na categoria dos 80 quilogramas.
A nível geral, Santiago Sul foi campeão masculino, vencendo cinco categorias, da Diáspora (quatro), São Vicente e Santiago Norte, conquistaram uma categoria.
Em feminino, Elisiane Santos, sagrou-se campeã nacional na categoria 52 kg, com triunfo sobre Vanessa Monteiro, atleta de Santiago Sul.
A prova de carácter nacional, envolveu 37 atletas em representação de São Vicente, de Santiago Norte, de Santiago Sul, do Sal e da Boa Vista, divididos em 11 categorias.
O boxe vive momento de exaltação com a conquista da primeira medalha olímpica para Cabo Verde, a de bronze, nos Jogos Olímpicos de Paris’2024, proeza alcançada pelo pugilista internacional David Pina, na categoria -57 quilogramas.
OM/CP
Inforpress/Fim
Partilhar