Boxe: Pavilhão desportivo Vavá Duarte exibe combates e demonstrações no feminino

Inicio | Desporto
Boxe: Pavilhão desportivo Vavá Duarte exibe combates e demonstrações no feminino
29/03/25 - 09:45 pm

Cidade da Praia, 29 Mar (Inforpress) – O pavilhão desportivo Vává Duarte acolheu hoje a I Edição do Torneio “Guerreiras no Ringue”, que contou com cerca de uma dezena de pugilistas femininas, nesta iniciativa da Associação de Santiago Sul de Boxe.

A ocasião foi aproveitada para a demonstração de antigas, actuais e futuras pugilistas, uma “iniciativa inédita” justificada pela presidente da Associação de Santiago Sul de Boxe, Hermem Freire, como um incentivo à prática de modalidade na camada feminina, sobretudo nas mais jovens.

Tendo como “cereja no topo do bolo” a pugilista olímpica internacional cabo-verdiana Nancy Moreira, campeã da África na sua categoria, e “um ícone do boxe cabo-verdiano e exemplo vivo de resiliência e excelência”, “Guerreiras no Ringue”, segundo Freire, tem a particularidade de fazer com que as praticantes se inspirem no talento desta figura do boxe cabo-verdiano.

Isto porque a associação quer apostar no desenvolvimento desta modalidade em Santiago Sul, a todos os níveis, escalões, categorias e géneros, pois se pretende acabar com o “tabú” de que o boxe é apenas um desporto de homens.

“Durante a minha candidatura fiz a promessa de incentivar mais jovens mulheres para a prática do boxe, como uma modalidade de eleição, para poderem singrar na vida e seguir a carreira enquanto pugilista. Vejo que há oportunidade para seguir a carreira e temos de ter uma atleta para seguir as pisadas de Nancy Moreira”, explicou Hermem Freire à Inforpress.

A região de São Vicente também se fez representar nesta homenagem através da antiga pugilista Elisiane Santos.

Consultora de Educação Financeira, Hermem Freire disse que a associação optou por pleitear as pugilistas que já deram o seu contributo no boxe e, ao mesmo tempo, incentivar novas praticantes a aderirem à modalidade.

A homenagem foi marcada por oito combates/demonstrações de pugilistas femininas, referente a 80 por cento, e combates masculinos entre alunos do Liceu Domingos Ramos, Mendes Barros de Safende e Unidos do Norte de Achada Grande Frente, todos de Santiago Sul.

SR/HF

Inforpress/Fim

Partilhar