
Cidade da Praia, 10 Dez (Inforpress) - O pugilista cabo-verdiano José Carlos Moreno, campeão inglês de “Boxing Elite Middleweight Boxing (BXGP), encontra-se no país para cumprir a promessa feita às crianças do bairro de Casa Lata, trazendo o cinturão conquistado em Inglaterra.
O atleta residente na Inglaterra explicou à Inforpress que a visita a Cabo Verde surgiu após ter conquistado o título inglês “Boxing Elite Middleweight Boxing (BXGP), triunfo que lhe permitiu cumprir o compromisso assumido anteriormente com a comunidade, pelo que aproveita este regresso para “lançar projectos que incentivam jovens e crianças”.
“Eu tinha prometido às crianças que, se ganhasse o campeonato, traria o cinturão para mostrar-lhes que também podem “atingir coisas grandes”, afirmou, recordando o momento em que apresentou o troféu na Casa Lata, para inspirar os mais novos.
A estada no país inclui igualmente iniciativas direccionadas ao desenvolvimento do boxe juvenil.
Entre as actividades, destacou o projecto “Cinema Boxe”, agendado para este sábado, 13, que consiste na exibição, ao ar livre, de vídeos de treinos e competições internacionais.
O objectivo, sublinhou, passa por motivar as crianças, mostrar a realidade do boxe no mundo e reforçar a ideia de que, com esforço e foco, também podem competir fora de Cabo Verde.
Sobre o regresso ao país, o pugilista descreveu o momento como de “motivação e força renovada”.
O clima, a proximidade da família e os alimentos tradicionais surgem, segundo disse, como elementos que fortalecem o seu desempenho.
A carreira do atleta ultrapassa duas décadas e inclui resultados expressivos na Inglaterra e noutros países.
Em 2013 foi classificado entre os oitos melhores pugilistas ingleses, já conquistou o título de campeão de Londres e, ao longo dos anos, competiu com sucesso em locais como Grécia, Suécia e América.
José Carlos Moreno, que este ano realizou cinco combates que redundaram em quatro vitórias e uma única derrota, salientou o desempenho dos pugilistas cabo-verdianos ao lembrar que o seu único desaire ocorreu frente ao campeão nacional.
Acredita que a nacionalidade cabo-verdiana, agora oficializada, abre caminho para futuras participações em provas nacionais e, possivelmente, para a integração da selecção em competições internacionais.
Essa possibilidade está em cima da mesa para o próximo ano, de acordo com o pugilista.
A mensagem deixada aos jovens centra-se no valor do boxe como instrumento de disciplina, saúde física e equilíbrio mental.
Reiterou que a modalidade exige compromisso e paixão genuína, pelo que, lembrou, existem várias formas de envolvimento na modalidade, seja como treinadores, apoiantes e patrocinadores.
José Carlos Moreno enfatizou ainda a importância de empresas e instituições contribuírem para o crescimento do boxe nacional e para a criação de oportunidades destinadas às novas gerações.
KF/SR//ZS
Inforpress/Fim
Partilhar