Boa Vista:  Dessalinizadora da água do mar da ilha ficará concluída o mais tardar no segundo semestre de 2025 – ministro

Inicio | Ambiente
Boa Vista:  Dessalinizadora da água do mar da ilha ficará concluída o mais tardar no segundo semestre de 2025 – ministro
31/08/24 - 07:07 pm

Sal Rei, 31 Ago (Inforpress) – O ministro da Agricultura e do Ambiente, Gilberto Silva, anunciou hoje que que o projecto de dessalinização da água do mar na Boa Vista estará concluído no início de 2025 ou no segundo semestre.

A garantia foi dada pelo governante que visitou os trabalhos que decorrem entre a praia de Gatas e a Praia de Cantos, estando em plena fase de execução dos furos e construção da cerca para todo o areal, que tem a ver com a dessalinização, e, também, o parque solar, para abastecer energia à dessalinizadora, cujos equipamentos já se encontram na Ilha.

Segundo informações, tudo isto estará ligado a um sistema de produção de água e a sua condução até o terreno dos agricultores.

Apesar do projeto já ter arrancado, o ministro disse que vão fazer o seu lançamento para dar mais informação aos utentes e à sociedade sobre o que estão a fazer para resolver a questão da água na Boa Vista, para adaptar a agricultura às mudanças climáticas no contexto nacional.

Gilberto Silva adiantou que durante a visita foi discutida com os técnicos a localização de uma nova perfuração que também vai ter que sair logo depois da perfuração de dessalinização para a agricultura, para a disponibilização de água para abastecimento público à zona norte da Boa Vista.

MGL/JMV

Inforpress/Fim

Partilhar