Sal Rei, 20 Ago (Inforpress) – A Câmara Municipal da Boa Vista entregou hoje dois botes e cinco motores a um grupo de pescadores locais, no âmbito do Programa de Incentivo à Pesca.
O Programa de Incentivo à Pesca tem como objectivo apoiar os pescadores locais, proporcionando equipamentos que visam melhorar as condições de trabalho e aumentar a eficiência das actividades pesqueiras.
Para os jovens pescadores Fabi e Maki, que receberam um dos botes, é a concretização do sonho de ter uma embarcação própria pelo que agradeceram a câmara municipal e disseram que, agora, é seguir em frente e continuar a incentivar outros jovens a seguir esse caminho.
A peixeira Nela, que já tinha um barco e agora recebeu um motor, disse que já tinha quatro anos tentando conseguir um motor, pelo que hoje está “contente e feliz” porque com isso vai mudar a sua vida e de outras pessoas que também dará produtos para vender e ganhar o seu “pão”.
Segundo o presidente da Câmara Municipal da Boa Vista, Cláudio Mendonça, trata-se de um sector que precisa de uma especial atenção e recordou que já tinham feito a entrega de outras embarcações e equipamentos de pesca em parceria com o Ministério do Mar e reabilitaram a peixaria para dar maior dignidade e conforto.
O mesmo informou que está previsto a entrega de mais embarcações dentro da política de apoio ao sector, que procura quem já tenha uma peça, barco ou motor, e precisa de outra para “acasalar”.
Tudo se resume ao apoio e estar perto do sector das pescas para mostrar aos pescadores que têm potencialidade desde que se organizem para trabalhar a pesca de uma forma diferente e sair do amadorismo para criar mais escala e desenvolvimento da economia azul.
MGL/HF
Inforpress/Fim
Partilhar