Sal Rei, 29 Ago (Inforpress) – A Câmara Municipal apresentou hoje o Plano de Acesso à Energia Sustentável e Acção Climática (SECAP) e o Projecto de Requalificação das Salinas de Sal Rei a representantes das instituições públicas, privadas e sociedade civil.
Segundo uma publicação feita na página da autarquia na rede social Facebook, o SEACAP para o município da Boa Vista é um importante instrumento de planeamento estratégico que visa promover o acesso à energia sustentável e reduzir as emissões de gases de efeito estufa.
Segundo a edilidade, a sua divulgação junto dos representantes no evento visa dar a conhecer as metas e acções previstas no plano, assim como contribuir para a sua efetiva implementação.
Também foi apresentado o projecto de requalificação das salinas de Sal Rei, elaborado pela Câmara Municipal em parceria com o Ministério da Agricultura e Ambiente e financiado pela Cooperação Luxemburguesa, que visa revitalizar o local que teve um “papel significativo na história” da ilha, lê-se na publicação.
“Boa Vista é um dos cinco municípios contemplados no Plano de Ação Climática do Estado. A nossa ambição é dar nova vida a este local, que é parte essencial da nossa história”, afirmou o vereador do Ambiente e Saneamento, Abel Ramos, uma vez que o plano já foi aprovado e será financiado pela Cooperação Luxemburguesa.
A requalificação das salinas de Sal-Rei incluirá a criação de um abrigo climático, espaços de lazer, ciclovias, zonas para caminhadas e áreas de vegetação adequadas para as salinas, entre outras melhorias.
O projecto encontra-se na sua quarta fase de implementação e espera-se que as obras arranquem ainda este ano.
MGL/JMV
Inforpress/Fim.
Partilhar