Sal Rei, 25 Ago (Inforpress) – O novo ano lectivo na Boa Vista, com início a 15 de Setembro, vai ser marcado por um aumento no número de alunos por turma e pela introdução de refeições quentes para os estudantes do 7.º e 8.º anos.
A informação foi avançada hoje pela delegada do Ministério da Educação, Risandra Gabriel, indicando que se prevê uma população estudantil de cerca de 4.150 alunos, um número que se mantém instável devido à alta mobilidade da ilha.
Segundo a responsável, o aumento populacional terá um impacto directo no número de alunos por turma.
“Normalmente nós temos no primeiro ano um rácio de 20 a 22 alunos, mas esse ano nós estamos a prever 33 alunos. E no segundo ciclo também, normalmente temos trabalhado com 30-33, para esse ano já estamos a preparar para ter um rácio de 35 ou possivelmente 36 alunos por turma”, explicou Risandra Gabriel.
Entre as novidades, a delegada destacou a introdução de refeições quentes para os alunos do 7.º e 8.º anos da Escola Secundária da Boa Vista, uma medida que cumpre a obrigatoriedade no ensino básico e cuja implementação será possível com a chegada de novos equipamentos e a contratação de pessoal de apoio.
Outra alteração é a mudança dos uniformes para os alunos do 5.º ao 8.º ano, visando "trazer mais dignidade" ao traje dos estudantes. No entanto, como os novos uniformes ainda não estão disponíveis, o liceu irá comunicar um "plano B" aos pais e alunos.
A preparação logística para o ano lectivo, segundo Risandra Gabriel, inclui a manutenção das infra-estruturas escolares, que não sofreram danos graves causados pelas chuvas.
Em relação ao corpo docente, a delegada informou que apesar dos pedidos de transferências a delegação iniciou as contratações na semana passada.
Para este ano lectivo prevê-se cerca de 190 professores a lecionar na ilha para garantir o bom funcionamento do ensino.
MGL/CP
Inforpress/Fim
Partilhar