Sal Rei, 05 Nov (Inforpress) – A Delegação do MAA da Boa Vista e as ONG Cabo Verde Natura 2000, Fundação Tartaruga e Bios.CV estão a promover, de 04 a 08 de Novembro, um workshop sobre a Gestão das áreas protegidas da ilha.
Segundo informações divulgadas pela Fundação Tartaruga nas suas páginas das redes sociais, o workshop, que está a decorrer na sala de reuniões da Delegação do Ministério de Agricultura e Ambiente (MAA) - Boa Vista, é “importante” para avaliar a gestão das áreas protegidas da ilha.
A mesma fonte indicou que no workshop é utilizada a ferramenta IMET (Gestão Integrada e Eficácia), desenvolvida pela União Internacional para a Conservação da Natureza (UICN), e com ela os participantes podem medir a eficácia na gestão do Parque Natural do Norte e da Reserva Natural das Tartarugas, além de identificar prioridades e lacunas em conhecimento, recursos e financiamento.
Análise que classificam de “essencial” para garantir que essas áreas continuem protegidas e que novos projectos e financiamentos sejam direccionados para suprir as necessidades encontradas.
Segundo a mesma fonte, a actividade é suportada pelo programa BIOPAMA, que é fruto da colaboração entre as ONG Cabo Verde Natura 2000, Fundação Tartaruga e Bios.CV, em conjunto com a Delegação do Ministério da Agricultura e Ambiente da Boa Vista.
E participam representantes da Fundação Tartaruga, Bios.CV, Cabo Verde Natura 2000, Delegação do MAA-BV/ DNA, Polícia Nacional, Câmara Municipal da Boa Vista, IMP (Instituto Marítimo Portuário), INDP (Instituto Nacional de Desenvolvimento das Pescas), SDTIBM (Sociedade de Desenvolvimento Turístico das Ilhas de Boa Vista e Maio), ACBs e Inspecção de Pesca.
MGL/ZS
Inforpress/Fim
Partilhar