Boa Vista: Ministro do Turismo quer projectos para requalificação do entorno das obras financiadas pelo Fundo do Turismo no Rabil

Inicio | Economia
Boa Vista: Ministro do Turismo quer projectos para requalificação do entorno das obras financiadas pelo Fundo do Turismo no Rabil
05/04/25 - 08:10 pm

Sal Rei, 05 Abr (Inforpress) – O ministro do Turismo e Transportes, José Luís Sá Nogueira, afirmou hoje, durante visita às obras da praça da Rua de Caboco e Miradouro de "Riba Rotcha" financiadas pelo Fundo do Turismo, que quer projectos para requalificação do entorno.

Durante a visita, o ministro destacou o impacto positivo que estas vão ter na comunidade local, proporcionando espaços de lazer e convívio, especialmente para os jovens, e enfatizou também o potencial turístico destas requalificações, que visam dar uma nova imagem à ilha e atrair mais visitantes para os seus diversos pontos de interesse.

Um dos pontos altos da visita, após o ministro ter feito questão de fazer o trajecto da praça da Rua de Caboco ao Miradouro de "Riba Rotcha" a pé para constatar a realidade local, foi a passagem pela Escola de Olaria, que considera ser uma “relíquia”, pela tradição do artesanato de barro na Boa Vista.

O ministro expressou a importância de preservar e valorizar esta herança cultural, defendendo a necessidade de apoiar os artesãos, formar a nova geração e criar linhas de crédito para fomentar pequenos negócios ligados a esta actividade, para a integração do artesanato local com os novos espaços públicos, como forma de dinamizar a economia local e enriquecer a experiência turística.

O governante indicou que foi neste sentido que esteve em contato com a câmara municipal para apresentarem projectos para requalificar o entorno, e dar uma vida às praças, levar actividades culturais, desde exposições de artesanato, música, onde a Boa Vista tem uma tradição longa muito conhecida, para revalorizar e elevar a ilha.

José Luís Sá Nogueira aprofundou um pouco mais sobre o avanço do plano de saneamento para a cidade de Sal Rei, um investimento considerado crucial para o desenvolvimento sustentável do turismo, apesar da sua complexidade devido às condições do lençol freático, reafirmando que o concurso para a obra deverá ser lançado ainda este ano, e que a engenharia financeira já está definida.

Assim como a antecipação do investimento para a extensão e iluminação do Aeroporto Internacional Aristides Pereira, informando que as negociações foram concluídas para iniciar as obras ainda este ano, acelerando um processo que estava previsto para o próximo ano.

Entretanto reconhecendo a complexidade técnica da intervenção, estima um prazo de cerca de um ano e meio para a conclusão, mas reforçou a importância desta melhoria para a conectividade da ilha e para a capacidade de receber voos internacionais.

Durante o dia, o ministro ainda se reuniu com o PCA da Sociedade de Desenvolvimento Turístico das Ilhas da Boa Vista e Maio (SDTIBM), visitou o bairro de Boa Esperança, o antigo “Marine Club”, e a obra do bloco operatório do Centro de Saúde da Boa Vista, que também foi financiado pelo Fundo do Turismo desde 2019.

MGL/ZS

Inforpress/Fim

Partilhar